Sejam Bem vindos ao blog do Pr. Josaphat Batista!

sexta-feira, 27 de março de 2009


Igreja Assembléia de Deus – AV. Radial“A” Nº 413 – Centro - Camaçari -BA / Pastor Presidente Valdomiro Pereira da Silva - Colaboração Portal www.ebdcamacari.com Comentários: Pr. Josaphat Batista Diretor Geral da EBD e Vice - Diretor: Dc. Samuel Queiroz da Silva

A Despedida de Um Líder/ Pr. Josaphat Batista / Visite o blog do autor: prjosaphat.blogspot.com Publicado em 27 de Março de 2009 as 10:33:48 AM / Complementos : Pr. Josaphat Batista. Criação e Produção: Markos Lima

Conteúdo Adicional para as aulas de Lições Bíblicas Mestre
produzidos pelo Setor de Educação Cristã do Portal *
Subsídios extras para a Lição As Conquistas e as promessas do povo de Deus 1º Trimestre/2009




Lição 13 - A Despedida de Um Líder - Comentarista: Pr. Josaphat Batista



INTRODUÇÃO


Chegamos ao fim de mais um trimestre pelo qual o Senhor nos tem abençoado com ricas lições, que sem dúvidas vieram, da parte de Deus para nos enriquecer. É de suma importância lembrarmos que a conquista de Canaã (Palestina) começou cerca de 1.405 A.C., e a liderança de Josué sobre Israel durou cerca de vinte e cinco anos.Nesta última lição está relatado a atitude de um grande líder, que, sabendo da sua idade já avançada, não deixa de cumprir a sua missão que é a de aproximar o povo de Deus. Ele reúne o povo de todas as tribos em Siquém, fala dos feitos misericordiosos de Deus para com eles, de todos os livramentos que tinha obrado em favor de seus pais, e faz com que firmem uma aliança solene, a qual é escrita no livro da Lei. Josué sabia que a sua principal missão não se resumia a introduzir o povo em Canaã, mas exortá-los, incentivá-los a permanecer em temor e fidelidade a Deus. Foi o que fez até a sua morte. De tal maneira que Israel serviu ao Senhor todos os dias em que ele viveu e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois de sua morte (Js 24.31). Josué morre com a idade de 110 anos e logo depois morre Eleazar, o sacerdote.


I – JOSUÉ NOS DEIXA UM GRANDE EXEMPLO QUANDO TRAZ À MEMÓRIA DO POVO TUDO O QUE DEUS TINHA FEITO POR ELE.


Josué, nos últimos dias da sua vida, conclamou todo o povo para uma última reunião com Israel a fim de levá-lo a uma renovação do concerto, em que se comprometeram a servir ao Senhor com fidelidade e dedicação. Josué não destacou a sua atuação como líder; pelo contrário, concentrou sua atenção na bondade de Deus e seu cuidado para com Israel no passado (vv.2-13), e repetidas vezes os admoestou a permanecerem leais ao Senhor (vv.14-28). Os autênticos dirigentes do povo de Deus precisam ter o mesmo zelo que Josué teve pelo nome de Deus. Devem exortar os fiéis a amarem ao Senhor, a servirem somente a Ele e se separarem das práticas e do viver do mundo.
O livro de Josué contendo 24 capítulos e 656 versículos encerra com esse importante discurso do General Josué que agora avançado em idade reconhece que suas forças físicas não resistem mais as guerras. Que exemplo para os dias de hoje em que muitos que vivem também a situação de Josué e não tem sensibilidade de reconhecer que é hora de ceder a posição para outro em que esteja apto, espiritualmente e fisicamente falando para sair a guerra, mas ao contrário disso vivem se atropelando e atropelando a obra que deve permanecer a sua marcha rumo aos céus, e não pode ficar atrelada as minhas impossibilidades físicas simplesmente por causa da minha posição.Josué cumpria fielmente a tarefa de que fora incumbido, mas não viveria o suficiente para ver Israel ocupar toda a terra que o SENHOR lhe havia prometido (efetivamente isso nunca chegou a acontecer até agora, e só se cumprirá no reino milenar de Cristo), pois ele estava agora se aproximando dos cem anos de idade.Daí pra frente o General Josué ocuparia a posição de Ancião que não é nada baixo como muitos se enganam e pensam; Jó 12:12 "Os velhos são sábios, pois a idade traz a compreensão”. Prov. 16:31 “Uma vida longa é a recompensa das pessoas honestas; os seus cabelos brancos são uma coroa de glória Prov. 20:29 A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos”. No Livro dos Salmos encontramos uma das mais deliciosas promessas de Deus para os que envelhecem: SALMOS 92.14: ‘Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.’


II – O DUPLO COMPROMISSO


A renovação do concerto entre o Senhor e Israel importou num duplo compromisso. (1) Deus prometeu cuidar de seu povo, e (2) os israelitas comprometeram-se a servir unicamente o Senhor Deus. Foi um pacto permanente e mútuo entre Israel e Deus. Segundo o novo concerto mediante a morte de Cristo, o crente também se compromete a seguir a Cristo através do arrependimento, fé e obediência. Ele, por sua vez, comprometeu-se a ser nosso Senhor e Salvador e a nos conduzir ao lar celestial, à presença do Pai. Assim como aconteceu a Israel no AT, primeiramente Deus veio até nós com misericórdia e graça e estabeleceu as condições do novo concerto. Nós como Israel dos tempos antigos, devemos viver segundo os princípios do concerto.
Se os israelitas escolhessem servir somente a Deus, teriam de fazer uma reforma interna, porque eram infelizes recipientes da tradição dos seus antepassados, servindo aos deuses do Egito e aos dos povos dalém do Jordan (v. 14). Assim, Josué conclamou-os a jogarem fora tais deuses e a tão somente adorarem ao Senhor. Além disso, os israelitas estavam vivendo entre pessoas que possuíam seus próprios deuses. Josué desafiou-os a também os esquecerem (v. 23).Nós vemos a primeira reação ao desafio de Josué nos versos 16 a 18. Eles confirmaram a lealdade que Deus tinha a eles, e empenharam a lealdade deles ao Senhor. A reação de Josué para o compromisso assumido por eles (v. 19-20) serviu para mostrar a seriedade da promessa que estavam fazendo. Eles empenhavam suas vidas a um Deus santo e ciumento; por isso, realmente teriam que prosseguir com o compromisso assumido! No verso 21, eles reafirmaram o compromisso e proclamaram: "Nós serviremos ao Senhor". (NIV).Então, Josué expôs a idéia do testemunho (v. 22). Os israelitas seriam suas próprias testemunhas, endossando a idéia de terem feito uma escolha consciente de servir ao Senhor. Esse adicional solenizou a promessa feita a Deus. Se eles, algum dia, quebrassem-na, o testemunho deles seria contra eles próprios.
O chamado final de Josué, nessa cerimônia de renovação de aliança, foi a ordem acima mencionada, para o povo jogar fora os deuses dos povos de Canaã, juntamente com o mandamento para que os israelitas se rendessem de coração ao Senhor, o Deus de Israel. A aliança inteira estava baseada nesta verdade: Deus é o único Deus de Israel. Embora o povo de Deus fosse cercado por uma abundância de deuses estrangeiros, deveria se render somente a Deus, ao único Deus verdadeiro; ao Deus de Israel. Finalmente, durante um terceiro tempo da cerimônia, os israelitas confirmaram sua intenção de fazerem somente isso (v. 24). Note a descrição dos israelitas referindo-se ao Senhor como o seu Deus. Eles entenderam que isso os tornava um povo sem igual entre todas as nações da Terra. Sabiam que eram o povo escolhido por Deus.O certo é, que os israelitas tinham que continuar a conquista depois da morte de Josué, também nós devemos, pela fé, vencer nossas batalhas (1 João 5:4) contra a carne, o mundo e as forças espirituais do mal. Nosso Salvador venceu para nós a maior batalha, ganhando-nos a vida eterna mediante a sua morte por nós (1 Coríntios 15:54-57), mas devemos agora lutar para obter o nosso galardão (1 Coríntios 9:24,25).
Os versículos 43-45 do capítulo 21 ressaltam a fidelidade de Deus em cumprir sua promessa feita aos patriarcas (Gn.24:7) pois a terra prometida estava agora entregue aos descendentes de Abraão. (1) Note que o livro de Josué fala da conquista de Canaã como estando completa (10:40-42), e ao mesmo tempo incompleta (13:2-6). Deus foi fiel ao cumprir sua promessa com os israelitas, contudo eles tinham que cumprir a sua parte obedecendo com fidelidade ao concerto, caso contrário, não possuiria completamente a terra (1:6-9). (2) Semelhantemente, no novo concerto, Deus cumprirá fielmente todas as suas promessas dirigidas aos salvos; todavia, eles têm de cumprir a sua parte, vivendo em plena obediência para o pleno cumprimento das promessas de Deus, e também do seu reino (Lc.12:31). Se nos faltar alguma coisa no cumprimento das promessas de Deus, a falha é nossa, e não do Senhor. O desejo de Deus é dar ao seu povo o reino (Lc.12:32). A promessa do povo, de servir somente o Senhor, foi cumprida, mas somente enquanto Josué viveu, juntamente com os anciãos daqueles dias. Pouco tempo depois da morte de Josué, o povo deixou o Senhor e começou a servir a outros deuses (Jz.2:11-19).


III – A REAFIRMAÇÃO DE SERVIR AO SENHOR


1- 24:15- Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.


Observe bem, que Josué usava um estilo profético de comunicação neste ponto; falava aos israelitas como se Deus estivesse conversando diretamente com eles, usando a primeira pessoa.No processo da salvação por Deus concedida, está o assunto da escolha individual. Depende de cada um decidir a quem servir continuamente. Como no caso de Josué e dos israelitas, permanecer em Deus não é um ato isolado no tempo e ocorrido uma única vez (1:16-18); precisamos vez por outra reafirmar nossa decisão feita de permanecer na fé e em obediência. A reafirmação de decisões justas, feitas pelo crente, inclui temor ao Senhor, lealdade à verdade, a obediência sincera e renúncia ao pecado e todos os prazeres a ele associados (vv.14-16). Deixar de servir e amar ao Senhor resultará depois em julgamento e destruição (v.20).Josué não chamou as pessoas para elas mesmas escolherem, pois acreditava que havia duas opções da perspectiva de Deus. Ao faze-lo, ele tinha a oportunidade de afirmar sua própria lealdade a Deus e estimular uma resposta semelhante do povo.
O certo é que Josué não se acovardou diante de uma multidão idólatra; antes, chamou o povo à responsabilidade e os confrontou. E para isso, usou o próprio exemplo e o de sua família. Eles haviam feito a escolha de servir a Deus, independentemente do que as outras pessoas escolheriam. Aos homens foi dada, por Deus, a tarefa de ser também o líder espiritual do lar. Josué foi sábio ao relembrar tudo quanto Deus havia feito por Israel no passado. Uma das melhores maneiras de influenciar e incutir na mente dos filhos o poder de Deus é através de histórias reais, de história de vida. Israel havia tido experiências grandiosas com Deus. Uma coisa é certa que quando seus filhos ouvem as experiências esplêndida que nós como pai tivemos com Deus, ao longo de sua vida, certamente aprendem a lição de que Deus cuida, protege, alimenta, veste, disciplina, abençoa.Observe que estamos em crise de pais, e líderes como Josué, é o que todo filho precisa. Josué lutou e venceu; acreditou e conquistou. Conquistou a terra prometida. Quando morreu, deixou um exemplo. Para a família, para os filhos, há muitas promessas de Deus.

2- A família no plano de Deus no Novo Testamento está centrada em Cristo.


Não se pode ter uma família feliz se Cristo não for o centro do nosso lar. O Evangelho de Lucas registra algo maravilhoso quando Jesus fala para Zaqueu: "Hoje me convém pousar em tua casa" (Lc 19.5). Prontamente Zaqueu tomou a decisão mais correta da sua vida e levou para sua casa alguém que mudaria para sempre a sua história. Foi, sem dúvida alguma, o hóspede mais ilustre que ele recebeu. Na atualidade muitas coisas negativas têm encontrado espaço nas famílias que se dizem cristãs, seja através da mídia, das amizades impróprias (jugo desigual), de tantos outros agentes do mal que têm se apropriado do espaço que deveria ser dado ao Senhor. Em muitas famílias Jesus não é mais bem vindo, apesar de estar sempre batendo à porta, mesmo estando do lado de fora. A família que abrir as portas para Ele, como fez Zaqueu, poderá experimentar uma mudança imediata que será benéfica para todos os seus membros (Ap 3.20). O apóstolo Paulo, usado por Deus e em resposta ao carcereiro de Filipos, (At 16.31) deixou uma mensagem explícita não apenas para aquele homem, mas para toda a humanidade: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa". Esta é uma promessa que se estende a toda a casa daquele que crê, numa clara indicação de que Deus tem interesse em abençoar a família e não somente o indivíduo.do diretamente a Igreja do Senhor. Deus espera que façamos tudo o que Ele nos ensina para que nossa família seja parte da igreja. Se O obedecermos incondicionalmente poderemos dizer como Josué: "...eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24.25). Caso contrário lamentaremos a ausência de Jesus da nossa família como Marta que disse: "Se tu estivesses aqui meu irmão não teria morrido".(Jo 11.21).n Sirva ao Senhor com alegria e amor e Ele providenciará tudo o que for necessário para estimular ainda mais este amor em seu coração.


CONCLUSÃO

Embora os crentes já possuam a salvação e, em certo sentido já estejam “nos lugares celestiais em Cristo” (Ef.1:3) ainda precisam combater o bom combate da fé a fim de assegurarem sua posse da salvação final e do repouso eterno (I Tm.1:18-20). Assim como foi a conquista de Canaã, tomar posse da salvação e da vida eterna também envolve a guerra e a vitória espirituais (Ef.6:10-20).Como os israelitas tinham que continuar a conquista depois da morte de Josué, também nós devemos, pela fé, vencer nossas batalhas (1 João 5:4) contra a carne, o mundo e as forças espirituais do mal. Nosso Salvador venceu para nós a maior batalha, ganhando-nos a vida eterna mediante a sua morte por nós (1 Coríntios 15:54-57), mas devemos agora lutar para obter o nosso galardão (1 Coríntios 9:24,25).


Bibliografia


Bíblia Plenitude (ARC)Apontamentos do autorFontes eletrônicas e teológicasDicionário “Aurélio”


Comentarista:


Pastor Josaphat Batista - Vice - Presidente da Assembléia de Deus em Camaçari - BahiaBacharel em Telogia convalidado pelo MEC - Professor de teologia pela ESTEADEC
(www.teologiaesteadec.com.br), pós-graduando Docência do Ensino Superior / Relator do conselho de ética do COMEC (conselho de Ministro em Camaçari- Ba / Conferencista – Seminarista – Escritor – Coord. Geral da EBD em Camaçari-Ba Assembleia de Deus – E - mail: prjosaphat@hotmail.com

Visite o site da EBD : www.ebdcamacari.com

0 comentários:

Amigos