Sejam Bem vindos ao blog do Pr. Josaphat Batista!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Comentários da Lição 03 - Josué Conduz Israel na Atravessia do Jordão


Josué Conduz Israel na Atravessia do Jordão Publicado em 16 de Janeiro de 2009 as 13:37:47 PM / Complementos: Pr. Josaphat Batista - Portal Escola Bíblica Dominical. http://www.ebdcamacari.com/ Criação e Produçaõ. Marcos Lima * markoslymma@hotmail.com

INTRODUÇÃO


A travessia do rio Jordão foi um dos primeiros desafios enfrentados por Josué e os israelitas. Para que essa missão fosse cumprida, a santificação deveria ser um requisito essencial. Ainda hoje o Senhor espera que façamos grandes coisas por Ele. Para tanto, devemos trilhar o caminho da santificação. É justamente a esse respeito que estudaremos nesta lição, primeiramente, sobre a missão da travessia do Jordão, em seguida, como Josué, o líder, se pôs diante de tal empreitada, e, por fim, a importância da santificação no contexto atual da igreja.


Josué conduziu o povo de Israel ao longo da travessia do rio Jordão. Para tanto, a santificação não poderia ser desconsiderada, ela deveria ser uma marca daqueles que serviam ao Senhor. Essa mensagem é propicia e atual em nossos dias, que, atualizada no evangelho de Cristo, nos instiga à vida santa. O cristão genuíno não se conforma com o pecado, não tem prazer em viver distante do Seu Senhor, ama-O, por isso, faz Sua Vontade. Não somos salvos pelas obras, a fé é condição suficiente para a vida eterna, mas todo aquele que é salvo deve viver em santificação (Ef. 2;8-10), mostrando boas obras (Tg. 2.14-26).


I – IDENTIFICANDO O RIO JORDÃO
1 – Significado


O rio Jordão (hebraico: ??? ?????, nehar hayarden; árabe: nahr al-urdun) é um importante rio da Terra Santa, formando a fronteira natural entre Israel e a Jordânia. Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedour).


2 - Características


Nasce na encosta do monte Hérmon, atravessa os Lago Hulé e segue depois até ao Mar da Galileia, para desaguar, ao fim de mais cento e doze quilómetros, no Mar Morto. A nascente, situa-se na Jordânia e, a poente, a Samaria.O rio tem profundidade média de 1 a 3 metros e largura de 30 metros. Na maior parte de seu curso o rio se encontra abaixo do nível do mar, chegando a 390 metros abaixo deste nível ao desembocar no Mar Morto. No seu trecho final, este rio corre entre margens desérticas.


3 - Importância histórica


O povo de Israel atravessou o rio a seco segundo o Livro de Josué (cap.3), da Bíblia Hebraica. Também foi atravessado a seco por Elias e Eliseu.Por intermédio de Eliseu, segundo a Biblia Hebraica, houve dois milagres no Jordão : a cura de Naaman por ter mergulhado sete vezes no rio; e fez flutuar um machado (II Reis 5:14, 6:6).De acordo com os Evangelhos, João Baptista desenvolveu a sua pregação nas proximidades do Jordão, onde Jesus foi baptizado e não terá sido longe daí que decorreu o período das suas tentações.Hoje em dia é uma das maiores fontes de água de Israel.


II – UMA MISSÃO DESAFIADORA


A missão desafiadora de atravessar o Jordão foi a primária do grande líder Josué juntamente com os Israelitas. O povo de Israel se encontrava a nordeste do Mar Morto, e, diante dele, encontrava-se o rio Jordão. Aquele local era denominado de Abel-Sitim. Ali o Senhor, conforme estudamos nas lições anteriores, falou a Josué, revelando que estaria com Ele diante das adversidades. A primeira delas, com certeza, seria a travessia do rio que estava adiante. Antes de qualquer coisa, Josué teve fé na providência divina diante da dificuldade e mostrou firmeza e segurança (Js. 3.5). A Arca do Concerto, como sinal da presença de Deus, deveria ser posicionada na frente do povo (Js. 3.3,4). Isso significa que não podemos, em se tratando dos projetos Divinos, nos colocar à frente de sua vontade, não devemos jamais confiar nos dotes pessoais. Cristo, nos dias atuais, representa essa Arca, pois Ele está, diante das iniciativas eclesiásticas (Hb. 10.19-22). Não devevemos esquecer que Jesus é a pedra fundamental na igreja (Ef. 2.20), sem Ele nada podemos fazer (Jo. 15.5), somente nele encontramos palavras de vida eterna (Jo. 6.28). Esses são motivos suficientes para não trocarmos a Palavra de Deus por qualquer vento de doutrina, modismos, pragmatismos que levem aos atalhos fáceis, mas distantes do Caminho de Deus (Jo. 14.4-6).


Um dos fatores essenciais para um líder cristão é a certeza de que Deus está no controle de toda e qualquer situação. Josué, ao longo da travessia do rio Jordão, assegurou o povo quanto à essa verdade, dizendo que o Senhor, o Deus Vivo, esta no meio deles (Js. 3.10). Josué também ressaltou a importância da submissão e isso se revelou quando a Arca do Concerto teve proeminência na travessia. Quando a Arca chegou ao rio, a correnteza parou e uma grande muralha de água formou-se, dando a oportunidade para que o povo passasse (Js. 3.15-17). Há uma preciosa lição nesse evento, principalmente nos dias modernos, marcados pela falta de submissão à Palavra de Deus. Alguns ministérios estão se adiantando às prerrogativas exaradas no Livro Santo. Os fins parecem que estão justificando os meios, e, numa competição desenfreada, certos “líderes eclesiásticos” fazem qualquer concessão a fim de obterem “sucesso” ministerial. O engrandecimento de Josué não dependia de marketing, não era produto de conchavos eclesiásticos, mas da soberana vontade de Deus que o chamou para estar diante do povo (Js. 3.7). O milagre da represa da correnteza do rio Jordão é uma prova cabal de que Deus estava no comando da situação e que havia escolhido, de fato, aquele líder para estar diante do povo. Na revelação neotestamentária, podemos reconhecer que alguém é verdadeiramente chamado por Deus se este estiver de acordo com a Palavra de Deus, seguindo os princípios ministeriais (I Tm. 3; Tt. 1.5-9).


III – OS ISRAELITAS ATRAVESSAM O JORDÃO A PÉ ENXUTO


No terceiro dia, quando os israelitas chegaram ao Jordão, o Senhor ratificou o pacto com Josué, dizendo-lhe: “Hoje começarei a exaltar-te diante de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim sou contigo” (Id. 3, 7).Por orientação de Deus, Josué mandou que os sacerdotes, levando a Arca da Aliança, atravessassem o rio. Assim que eles molharam os pés nas margens alagadas do Jordão, as águas interromperam seu curso e começaram a levantar-se verticalmente, enquanto o resto seguia seu leito normalmente; de maneira que em pouco tempo apareceu o leito do rio, que os israelitas passaram a pé enxuto como outrora haviam feito no Mar Vermelho.


Esse estupendo milagre serviu para consolidar a confiança dos hebreus em seu novo chefe, devido aos prodígios por ele operados, como outrora os de Moisés. Ao mesmo tempo encheu de terror as populações vizinhas. Seguindo ainda as recomendações divinas, para comemorar o milagre, Josué mandou pegar 12 pedras do leito do rio e as dispor na margem, como um monumento eterno do ocorrido. Com o mesmo intuito, pôs também outras 12 no leito do rio, no lugar onde tinha parado a Arca da Aliança.


OBS: A ação determinada da liderança e à reação do povo – Josué 3:4 Certa feita disse o erudito Reverendo Smoridin Frings: - Não existe povo fraco. Quando o povo se mostra fraco, o fator enfraquecedor resume-se em duas palavras: - fraca liderança.


A força de um povo é constatada pelas suas atitudes que, na verdade, são reflexos da ação do seu líder, ou seja, a ação do líder determina a reação de um povo. O fraco rei enfraquece a forte gente; o forte rei fortalece a fraca gente e esta é uma realidade bíblica; O povo de Israel foi dividido por causa da incapacidade governamental e administrativa de Roboão, filho de Salomão.


Na época dos juizes, os midianitas subjugaram a Israel por sete anos, ate que se levantou um líder chamado Gideão que, com apenas 300 homens, venceu os incontáveis midianitas. E se prosseguirmos nesse prisma poderíamos aqui citar outros muitos exemplos de como a ação de um líder determina a reação de um povo. Sempre quando surge uma nova oportunidade de liderança, os liderados se enchem de uma expectativa e aguardam primeiramente a ação do líder para então reagirem. Daí, se as ações do líder forem correspondentes às fraquezas, duvidas, inconsistências, dubialidades. Consequentemente, a reação do povo será negativa e antiprogressiva.


A ação infeliz de um líder desencadeara uma seqüência de reações infelizes e desastrosas. O povo é o reflexo do seu líder, a igreja tem as características do seu pastor e assim também em todos os seguimentos de liderança. Mediante essa realidade incontestável, o líder deve se precaver e, quando dado o momento de agir, que o faça criteriosamente, com convicção e corajosamente. Procedendo assim, o povo reagira exemplar e positivamente e, subsequentemente, o progresso vira.


Entre os pastores da Palestina contava-se uma historia interessante e autodidatica. Certo pastor de ovelhas, no seu pastoreio diário, cumpria uma rotina de caminhada e, nesta caminhada, no inicio da tarde, chegava com suas ovelhas ao pasto que considerava ele ser o melhor, um extenso gramado a beira de um raso e calmo rio. Certo dia, ao analisar minuciosamente o comportamento do rebanho, percebeu que mesmo parecendo, ele não estava fazendo o melhor por suas ovelhas. Erguendo então os olhos, vislumbrou, alem do rio um pasto muito melhor e decidiu fazer as ovelhas atravessarem o rio a fim de alcançarem melhor pasto. Enfileirou-as e as instigava a atravessarem. Entretanto, a fila não andava, pois não havia ovelha que ousasse entrar nas correntes mansas e rasas do rio.Então o pastor pensou e decidiu: - Vou colocar a mais robusta e saudável no inicio da fila. Assim, ao fazê-la atravessar, todas as outras a seguirão. Não adiantou o rebanho, não andou. Insistindo nisto varias vezes sem êxito, se irritou e disse consigo mesmo: Eu vou atravessar e quem quiser o melhor, me seguira!As ovelhas o observaram atentamente, o pastor empunhou o cajado com firmeza, olhou fixamente a outra margem e entrou nas rasas e mansas águas do rio e para sua surpresa, nenhuma das ovelhas deixou de atravessar. Ate aquelas que ele julgava serem as mais fracas as seguiram e todas atravessaram e alcançaram o melhor pasto. Se o líder quer que o povo faça, basta-lhe apenas dar o exemplo, agindo corretamente, pois a ação do líder determina a reação do povo. Quando lemos o livro de Josué e sua trajetória de virtuosa liderança nos capítulos 3 e 4, na travessia do rio Jordão, nos compreendemos que as ações de Josué são determinantes.


Josué levantou de madrugada, foi com os sacerdotes o primeiro a pisar nas águas transbordantes do Jordão. Parou no meio do rio e, enquanto o povo a pés enxutos atravessava, Josué ordenou que dali de perto das plantas dos pés dos sacerdotes se tirassem doze pedras para com elas erigir um monumento para memorial. Em toda a historia de Josué você não o encontra se lamentando, se lastimando, desanimado, cabisbaixo ou coisa parecida. Desde Êxodo 17; nos o vemos lutando e no final de sua carreira, o encontramos dizendo: - Eu e minha casa serviremos ao Senhor! Os que desejam o episcopado e tantos quantos já o exercem cumprindo o santo ministério deve sempre, em todo o tempo, seguir os exemplos da Bíblia Sagrada, que sejam: submissos, obedientes, confiantes, varonis, destemidos. Assim procedendo, o progresso e o sucesso serão sempre realidades na carreira que esta proposta.


CONCLUSÃO


O Deus que abriu o mar pode abrir o rio. Deus havia prometido à Israel a terra de Canaã, o povo ao chegar ao rio Jordão observava a terra e se perguntava será que vai dar? Não deixe que a dúvida tira o teu ânimo e a tua força quando a palavra do senhor nos diz que nada vai impedir a tua vitória.
O povo encontrou pela frente o rio Jordão que é o principal rio da Galiléia, conhecido como rio serpente, o único rio que corre num nível de profundidade maior do que o nível do mar. Neste momento o povo de Israel se prepara para atravessar o rio Jordão e assim deve ser em nossas vidas, temos de estar preparados para receber as promessas de Deus em nossas vidas , preparem-se, santifiquem-se porque a hora da vitória está por vir. Deus transforma leito de rio em estrada para você passar, transforma problema em solução, transforma tristeza em alegria. Na jornada de nossas vidas sempre vamos encontrar obstáculos, e cada problema que surge é mais uma oportunidade para Deus operar mais um milagre em nossas vidas, não se sinta injustiçado quando vier o problema e nunca se esqueça que o mesmo Deus que abriu o mar pode abrir o rio.


Deus não é um Deus limitado, Ele é onipotente e nunca poderemos dizer que há algo que Ele não possa fazer. O diabo tem trabalhado em nossas mentes para que nos esqueçamos os milagres que Deus operou em nossas vidas no passado porque eles servem como fonte de inspiração para que tenhamos força para aguardar pelo novo milagre que Deus vai operar no presente. A nossa vitória vai acontecer do jeito de Deus, muitas vezes nos queremos ser especialista, mas Deus quer fazer as coisas do jeito Dele, esteja aberto para aceitar e entender a maneira que Deus quer agir em sua vida.Jesus curou Bartimeu apenas dizendo a ele vê e ele viu e curou a outro cego cuspindo na terra e colocando o barro em seus olhos, a cada situação o Senhor mostra o seu poder, a cada situação Ele quer nos mostrar que Ele age do jeito Dele. Quando o problema se mostrar maior do que você possa suportar creia que Deus continua onipotente, onipresente e onisciente e vai lhe dar a vitória, jamais haverá problema maior do que Deus. Quem sabe se os problemas estão transbordando em sua vida? Jeová o Deus todo poderoso já deu ordem para que pise nas águas e conquiste e terra prometida. Podemos caminhar em direção ao rio porque a presença do Senhor garante a nossa vitória. ALELUIA!


Bibligrafia


Bíblia Plenitude (ARC)Dicionário “Aurélio”Fontes TeológicasOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Comentarista:


Pastor Josaphat Batista - Vice - Presidente da Assembléia de Deus em Camaçari - BahiaBacharel em Telogia convalidado pelo MEC - Professor de teologia pela ESTEADEC (www.teologiaesteadec.com.br), pós-graduando Docência do Ensino Superior / Conferencista – Seminarista – Escritor – Coord. Geral da EBD em Camaçari-Ba Assembleia de Deus – EMAIL prjosaphat@hotmail.com


Visite o portal ebd. http://www.ebdcamacari.com/

0 comentários:

Amigos