Sejam Bem vindos ao blog do Pr. Josaphat Batista!

sábado, 8 de novembro de 2008

Lição 06 - Pr Josaphat O Deus que Comanda o Futuro


O Deus que Comanda o futuro // Josaphat Batista Publicado em 07 de Outubro de 2008 as 18:38:47 PM Complementos: Pr. Josaphat Batista / Visite o portal ebd http://www.ebdcamacari.com/ / Criação e Produção: Marcos A. A Lima

TEXTO ÁUREO

“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. (Jr 29.11)

Lição 6 - Comentarios Pr. Josaphat Batista

target="_self"O DEUS QUE COMANDA O FUTURO

INDRODUÇÃO

Como será a sua vida daqui a alguns anos? Será que você realizará todos os sonhos que almeja? Os seus projetos profissionais e pessoais serão alcançados? Perguntas como estas podem gerar medo e prejudicar a nossa vida. Não esqueça que o futuro está nas mãos de Deus. Ele é o Senhor, por isso confie nele e saiba que ele quer que você tenha um grande futuro. Para que isto o acontecesse enviou Jesus Cristo, e ele morreu na cruz para que você tivesse um futuro garantido. Nem a morte é capaz de destruir o nosso futuro, pois quem confia em Jesus tem a vida eterna. Eu tenho costume de dizer que, ainda que o mundo vire de cabeça para baixo (linguagem popular), não temeríamos mal algum, pois todo aquele que teme a Deus, jamais será abalado, pois o nosso Deus sabe nos livrar de todas as intempéries desta vida e nos dar a vitória em nome de Jesus. ALELUIA!Conta-se que certa feita houve pânico e desespero dentro de um avião que sobrevoava em perigo, e enquanto era avisado dentro do avião que todos estavam correndo o risco de caírem e morrerem, uma criança brincava com alguma coisa dentro do avião. Foi aí que alguém apavorada perguntou se aquela criança não estava preocupada com a situação estarrecedora e a criança respondeu: “não, meu pai é o piloto do avião”. ALELUIA! Deus está no comando, não a porque desistir, desanimar, ficar frustado (a), pensando que tudo acabou, não, não e não. Deus ainda tem algo a fazer em tua vida e o teu sonho ainda não acabou (Gn 37:9). Para aumentar a nossa fé, vamos com muito cuidado estudarmos um pouco sobre o trabalhar de Deus na história das nações.

I – DEUS ESTÁ NO CONTROLE DAS NAÇÕES
Isso não quer dizer que Deus é responsável por tudo que acontece de ruim na terra, mas sim, quer dizer que nada acontece sem a percepção de Deus que fará com que os praticadores do mal recebam a justa punição (se não se arrependerem) e os que fazem o bem sejam recompensados.

1. História das nações

Juntamente com a Babilónia, o Egipto foi uma das duas maiores nações da antiguidade. Nof (Mênfis) era a antiga capital do Baixo Egipto e Nô (Tebas) a capital de todo o Egipto. A sua grandeza, em especial os magníficos templos e imagens, era tremendo. No entanto Jeremias diz “Nof será tornada em desolação, e será abrasada, até que ninguém mais aí more” (Jeremias 46:19), e Ezequiel diz, “Nô será fendida” (Ezequiel 30:16). As profecias cumpriram-se séculos mais tarde. Do Egipto como país Ezequiel diz, “Mais baixo se fará do que os outros reinos” (Ezequiel 29:15). O Egipto continuou sendo uma nação grande e poderosa durante muitos séculos depois desta profecia ter sido escrita, mas no final transformou-se numa nação atrasada, empobrecida e fraca e assim tem permanecido desde então. Contudo não foi condenada à extinção, o que aconteceu com muitas outras nações antigas. De facto é espantoso que a nação mais antiga da humanidade, o Egipto, ainda exista passados 4.000 anos. Muitos textos das escrituras indicam profeticamente que o Egipto ainda será uma nação nos últimos dias. E quanto à Babilónia, o primeiro grande império mundial? O historiador grego Heródoto, tinha relatado que a Babilónia tinha 40 km2 de extensão e era rodeada por muralhas com 106 metros de altura e 27 m de largura. As suas avenidas, parques e edifícios públicos eram uma vista magnífica de se ver. No entanto Jeremias profetizou: “Os largos muros de Babilónia totalmente serão derribados, e as suas portas excelsas serão abrasadas pelo fogo”(Jeremias 51:58). Muitas outras profecias foram dirigidas contra ela, e , no seu tempo, vieram a realizar-se.O império assírio, com a sua grande capital de Nínive, era outro colosso da antiguidade. Mas Deus disse, “Estenderá, também, a sua mão contra o norte, e destruirá a Assíria; e fará de Nínive uma assolação, terra seca como o deserto.” (Sofonias 2:13) Nada parecia mais improvável do que isto quando Sofonias escreveu estas palavras, mas foram totalmente cumpridas.As duas grandes cidades dos fenícios eram Tiro e Sidom. De Tiro, Deus disse, “Elas destruirão os muros de Tiro, e derribarão as suas torres; e eu varrerei o seu pó, e dela farei uma penha descalvada. No meio do mar, virá a ser um enxugadouro das redes.” (Ezequiel 26:4,5) Hoje os pescadores cuidam das suas redes no rochedo árido onde Tiro antes existia. Deus também disse em Ezequiel 26:14 , “nunca mais serás edificada”. O local da antiga Tiro é adequado para a habitação, mas a profecia tem-se mantido cumprida há mais de 2.000 anos, e Tiro nunca foi rescontruída.
Muitas outras profecias sobre cidades e nações se cumpriram, um forte testemunho da inspiração Divina, REVELANDO QUE DEUS COMANDA O FUTURO. ALELUIA!

2. A sequência dos impérios

O capítulo 2 de Daniel é a imagem mais breve, mais concisa e global da História e do futuro do Mundo em toda a Bíblia. O sonho profético neste capítulo descreve cinco dos grandes Impérios do Homem, desde a antiga Babilónia até ao Império Mundial final do Anticristo, o qual é destruído pelo Reino de Deus. Este sonho foi dado originalmente a Nabucodonozor e foi interpretado para ele por Daniel durante o seu reinado; portanto, a profecia começa com o rei da Babilónia e com o grande governo mundial da própria Babilónia e não inclui os governos mundiais anteriores do Egito e Assíria, os quais já tinham passado na altura deste sonho. No sonho o Rei tinha visto uma grande estátua brilhante, em que cada parte principal do corpo é feito de um metal diferente. Em seguida uma Pedra que não fazia parte da estátua, mas de um monte foi cortada (vers. 45) atingiu a estátua nos dedos dos pés e a estátua se desfez em pó.
a) Babilônia - O grande reino da Babilónia, com o seu grande Rei Nabucodonozor, era a cabeça de ouro; os babilônios eram muito inteligentes e espertos. Eles sabiam astronomia, astrologia e eram cientistas e homens muito sábios.

b) Medo-Pérsia - Segundo a história universal o reino duplo da Medo-Pérsia seguiu-se à Babilónia, conquistando-a no ano 538 A.C. Mais tarde em Daniel 5:30-31, até é especificamente mencionado como sendo o reino que conquistou a Babilónia. Além disso, o Profeta Jeremias, cerca de 55 anos antes em 593 A.C., tinha profetizado que os Medos conquistariam a Babilónia. (Ver Jeremias 51:11,28). O reino duplo da Medo-Pérsia é retratado aqui por dois braços. Os Medos e os Persas eram muito talentosos com as mãos, com artesanato e com construção.

c) Grécia - Nós sabemos da história que o terceiro reino de bronze, aquele que se seguiu à Pérsia, foi o império Grego. Num capítulo posterior, Daniel profetiza especificamente que a Grécia seria a conquistadora da Medo-Pérsia. (Daniel 8:21,22) Isso foi cumprido no ano 333 A.C., 219 anos depois da profecia ser dada!Os Gregos, simbolizados pelo ventre, eram grandes gastrónomos, gostavam de comer e de se banquetear. Contudo, provavelmente a coisa mais notável em relação aos Gregos era que advogavam o sexo grandemente, e fizeram lindas estátuas nuas do corpo humano que mostravam todas as partes sexuais. – Foi, por conseguinte, apropriado que também fossem simbolizados pelas coxas e as partes sexuais na estátua.

d) Roma - O quarto reino foi Roma. Roma foi o reino durão, com punhos de ferro, que foi muito severo com um governo militar de ferro sobre todo o Mundo até então conhecido. De tal forma dominou que durante quase 100 anos não houve nenhuma grande guerra, nunca ninguém conseguiu sequer reunir uma força contra o governo romano. Roma é simbolizada aqui por duas pernas de ferro: Roma esteve alguma vez dividida em duas partes? Sim! No seu declínio foi dividida no Império do Oriente e no Império do ocidente. O Império do Ocidente tinha a sua capital em Roma, e o Império do Oriente, chamado de Império Bizantino, tinha a sua capital em Constantinopla. Itália, o coração do Império Romano, até tem a forma de uma perna!Roma foi o mais forte de todos estes reinos. É por isso que aqui é simbolizada pelo ferro. E porque é que Roma não só era a mais forte, como o ferro, mas também como duas pernas? Porque eles eram ótimos na marcha! Eles foram o primeiro Império Mundial que construiu grande quantidade de estradas pavimentadas para que as suas legiões romanas pudessem marchar rapidamente para qualquer parte onde houvesse problemas. Qual é a parte mais longa da estátua? As pernas! E de todos estes impérios, qual governou mais tempo? Roma! – Durante quase 1.000 anos!O ferro que continua vindo das pernas para os pés e dedos dos pés da estátua é uma espécie de continuação do Império Romano. Depois da sua queda, Roma foi quebrada nos países de “ferro” e “barro” dos pés e dos dedos. Estes representam os dois tipos de governos que o Mundo tem conhecido desde a queda de Roma: ditaduras e democracias. Na Palavra de Deus, o barro sempre simboliza o povo. Como Isaías 64:8 diz: “Nós somos o barro”. Então, o governo pelo povo ou democracia é um governo de “barro”. É uma forma de governo mais fraca porque não tem “a força do ferro”, o que representa as ditaduras militares e totalitárias.Como vimos, esta profecia já foi quase totalmente cumprida. A sequência de impérios mundiais está agora, sem dúvida, no estádio dos “pés”. A seguir tomará a forma dos “dez dedos”. Os dez dedos em Daniel 2 simbolizam a mesma coisa que os dez chifres de Daniel 7 e Apocalipse 17: “Os dez chifres ... são dez reis (ou reinos) que se levantarão.” – Daniel 7:24. São dez reis ou reinos finais, potências mundiais que, tal como diz Apocalipse 17:12-13, “entregarão o seu poder à Besta (o Anticristo)”. Quando esses reis existirem, no fim dos seus dias (quando o Anticristo os tiver finalmente unido), então a Pedra virá e destruirá todos os reinos do Homem. A Pedra é Jesus, “a pedra da esquina” – Mateus 21:42-44; 1 Pedro 2:6. Ele esmagará e os varrerá todos ao ponto de não restar absolutamente mais nenhum governo do Homem! (ver Apocalipse 17:12-14). GLÓRIA A DEUS!As profecias neste e nos capítulos 8 e 11 são tão numerosas e tão específicas que constituem a principal razão pela qual os críticos se recusam a aceitar a autenticidade do livro de Daniel, insistindo que teve de ser escrito depois dos acontecimentos terem tido lugar.
No entanto, eruditos conservadores (por exemplo, o Dr. Robert Dick Wilson, da Universidade de Princeton, no seu clássico Studies in the Book of Daniel) refutaram minuciosamente todos estes argumentos críticos e confirmaram a data tradicional de autoria. A única razão para hoje porem em dúvida a genuinidade de Daniel é a relutância em acreditar em profecias cumpridas. É exatamente este o propósito. Estas profecias confirmam clara e enfaticamente a realidade da inspiração Divina que não deixa sombra de dúvidas (Is 34:16).

II – O ANTIGO E NOVO TESTAMENTO ATESTA O COMANDO DE DEUS SOBRE AS NAÇÕES.

De acordo com o relato Bíblico e histórico a respeito das nações, entendemos que em meio as atitudes dos homens que com ganância sempre buscaram o poder global, Deus trabalhou de forma esplêndida para que a promessa de um “REDENTOR”, (assunto da lição nº 4) se cumprisse cabalmente, e foi justamente isto que aconteceu. Tudo isso nos prova que Deus não depende das circunstâncias para satisfazer os seus intentos, Ele é acima de todas as coisas e tudo e todos estão nas suas mãos não há um que possa escapar (Jr 44:14), a não ser atentando para o conselho do escritor aos Hebreus que diz “como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram” (Hb 2:3). Depois de estudarmos o comando de Deus precisamente no Antigo Testamento com fatos verídicos e históricos dos Impérios e Nações, estudaremos um pouco sobre a atuação de Deus no comando de todas as coisas, agora, no Novo Testamento principalmente nos relatos que falam das profecias alusivas a Cristo. Vejamos:
1. Profecias Messiânicas
Centenas e até milhares de anos antes de Jesus nascer em Belém, os Profetas do Antigo Testamento predisseram a Sua vinda. Suas predições não foram somente predições generalizadas de que “um messias virá”, etc., mas foram profecias específicas sobre lugares, tempos e até acontecimentos que só se cumpriram em uma única pessoa: Jesus de Nazaré.

Profecia – Data - Cumprimento

Isaías 9:7 750 a.C. Herdeiro do trono de David - Mateus 1:1; 1:6Miquéias 5:2 710 a.C. Aldeia onde nasceu, Belém - Mateus 2:1; Lc 2:4-7Daniel 9:25 Data do Seu ministério e morte (ver desenho) Lucas 2:1-7Isaías 7:14 Nascido de uma virgem Mateus 1:18Oséas 11:1 Fuga para o Egito - Mateus 2:14,15Isaías 40:3 Ministério do seu percursor, João Baptista - Mateus 3:3Isaías 9:1,2 Ministério na Galileia - Mateus 4:12-16Deuteron. 18:15 O Profeta - Atos 3:19-26Salmos 110:4 Um sacerdote segundo a ordem de Hebreus 6:20; 5:5,6; 7: Melquisedec 15-17Is 42:1- 4; 61:1,2 O Seu ministérioIsaías 55:3; A Sua rejeição pelos judeus - João 1:11; 5:43; Lc / Salmos 2:2 4:29; 23:18Zacarias 9:9 Entrada triunfal em Jerusalém - Mateus 21:1-11 Salmos 41:9 Traído por um amigo - Mateus 26:15Zacarias 11:12 487 a.C. Vendido por 30 moedas de prata - Mateus 26:15Zacarias 11:13 Dinheiro devolvido e utilizado na compra - Mateus 27:6,7 / do campo de um oleiro.Salmos 27:12; Acusado por testemunhas falsas - Mateus 26:60,61/ 35:11Isaías 53:7 712 a.C. Silencioso perante as acusações - Mateus 26:62,63Isaías 50:6 Esbofeteado e cuspido - Marcos 14:65Salmos 69:4 Odiado sem causa - João 15:23-25Isaías 53:4,5 Sofreu por nós - Mt 8:16,17; 1Co 15:3Isaías 53:12 Crucificado com pecadores - Mateus 27:38Salmos 22:16 1000 a.C. Mãos e pés trespassados (a) - João 20:27Salmos 69:21 Deram-Lhe fel e vinagre - João 19:29Salmos 22:8 Ouve palavras proféticas - Mateus 27:43Zacarias 12:10 Lado trespassado - João 19:34Salmos 22:18 1000 a.C. Lançaram sortes sobre os vestidos - Marcos 15:24Salmos 34:20 1000 a.C. Nem um osso quebrado (b) - João 19:33Isaías 53:9 Sepultado com o rico - Mateus 27:57-60Salmos 16:10; 1000 a.C. A Sua ressurreição Mateus 28:9; Mateus 16.21 Lucas 24:36-48Salmos 68:18 A Sua ascensão Lucas 24:50,51; Ac 1:9Daniel 9:26; Destruição de Jerusalém depois da Sua vinda - Mateus 24:1-2Ezequiel 44:1,2 572 a.C. Fechamento da porta do oriente (c)

(a) Nos tempos de David, os Judeus não praticavam a crucificação (eles costumavam matar os criminosos a pedradas!) – Mas David predisse esse tipo de morte para o Messias.(b) Jesus, “o Cordeiro de Deus”, morreu pelos pecados da Humanidade. O Senhor tinha ordenado que nenhum dos ossos do cordeiro da Páscoa fosse quebrado (Êxodo 12:46), e a morte de Jesus também cumpriu especificamente esta profecia!(c) Em 70 d.C. a cidade de Jerusalém foi totalmente destruída, e ficou em ruínas por vários séculos depois disso. Mas em 542, o sultão muçulmano Sulieman restaurou os muros da cidade. Uma vez que os Judeus, que tinham rejeitado Jesus, acreditavam que o Messias ainda estava para vir e ainda ia entrar triunfalmente em Jerusalém, Sulieman (querendo evitar que os Judeus se reagrupassem em torno de um “Messias” e se revoltassem), murou completamente a “Porta do Oriente” e assim permanece fechada até hoje!

III – ISRAEL, O RELÓGIO ESCATOLÓGICO DE DEUS

- Israel é o eixo central do programa escatológico divino.- Predição sobre a dispersão de Israel Lv 26.33,36, 37.- As promessas de Deus ao pai da nação israelita, Abraão. Gn 12.1,2, 7; 17.8.- Deus continua fiel as suas promessas Dt 7.9; 32.9-11; Sl 89.1.- Predição da volta de Israel à sua terra Jr 24.6; ez 36.24,28.- A promessa de restauração material e espiritual de Israel Am 9.14,15; Jl 2.28-32; Ez 34.27,28.- A restauração de Israel no “dia da angustia de Jacó” Ez 37.21-28; jr 30.9; Ez 34.23; 5.3,5.... E disse-lhe uma parábola: “Olha para a figueira e para todas as árvores. Quando já começam a brotar, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está o verão” Lc 21.27,30.

1- Dispersão e regresso de Israel

- Dispersão em agosto de 586 a.C. Nabucodonozor, rei da Babilônia, destruiu Jerusalém e o templo com fogo e exilou o povo na Babilônia, lembrando que o mesmo já havia levado uma boa parte dos judeus cativos. II Rs 24.20: 25.21: Jr 32.24. A partir dessa data (586) é que se contam os setenta anos de cativeiro de Israel na Babilônia.REGRESSO - O retorno se deu pelo edito de Ciro (Ez 1.1-4) e Artaxexes (Ed 7) e foi considerado os setentas anos só depois da construção e dedicação do templo em (516 a.C Segundo alguns estudiosos este acontecimento tem alguma relação as setentas semanas de Daniel (Dn 9.24).Pois ainda vêem um cumprimento parcial pelo estabelecimento do estado moderno de Israel, em 1948.Sendo assim, nesse âmbito a profecia terá finalmente o seu cumprimento no reino milenário.
A continuada existência dos judeus depois de séculos de dispersão e perseguição, única na história humana, é um testemunho mudo mas eloquente de profecia cumprida. A restauração de Israel como uma nação entre nações na nossa geração é apenas a mais recente de uma longa linha de profecias respeitantes ao povo judeu.
Deus prometeu aos filhos de Israel grande benção na terra prometida se eles Lhe permanecessem fiéis. Também predisse grande sofrimento, perseguição e dispersão mundial quando O rejeitassem. Estas profecias realizaram-se.

OBS: “E o Senhor vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra; ... E a tua vida, como suspensa estará diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida.” (Deuteronómio 28:64,66)
“Eu os entregarei para que sejam um terror, um mal para todos os reinos da terra, um opróbrio e provérbio, um escárnio, e uma maldição em todos os lugares para onde os arrojei.” (Jeremias 24:9) “O meu Deus os rejeitará, porque não o ouvem, e vagabundos andarão entre as nações.” (Oséas 9:17)
Numerosas outras profecias como estas existem em respeito a julgamentos específicos e sofrimentos. Mas com tudo isto eles não seriam como tantas outras nações da antiguidade (de fato como todas as outras nações que foram expulsas da sua pátria). “porquanto darei fim a todas as nações entre as quais te espalhei; a ti, porém, não darei fim” (Jeremias 30:11)
Ainda mais impossível do que o fato de um povo pudesse reter a sua identidade sem uma pátria durante dois mil anos é o fato de que eles regressassem e estabelecessem a sua antiga nação de novo. “Eis que eu tomarei os filho de Israel de entre as nações, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.” (Ezequiel 37:21)
“Porque há de acontecer, naquele dia, que o Senhor tornará a estender a sua mão para adquirir, outra vez (notar outra vez ) – a primeira vez foi quando Ele os trouxe de volta do cativeiro da Babilónia], os resíduos do seu povo, que restarem ..., e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará, desde os quatro confins da terra.” (Isaías 11:11,12)
Os “judeus errantes” estiveram sem nação por “muitos dias” (Oséas 3:4,5) e parecia impossível que profecias como estas algum dia se cumprissem. Mas agora, os judeus regressaram e o restabeleceram a sua nação.No entanto é exatamente isto o que a Bíblia tinha predito. Diante de tudo isto, mas uma vez podemos dizer: “DEUS ESTÁ NO COMANDO DE TUDO! ALELUIA!

2- Duas importantes reuniões na terra de Israel.

A Primeira..Diz a respeito ao sentimento de volta ao lar que tiveram todos os israelitas dispersos pelas nações. Esse sentimento se tornou forte com o movimento sionista iniciado em 1897 por Teodoro Herzl.pouco a pouco, sistematicamente o povo começou a voltar.Não era simplesmente um sentimento de homem ou de um povo, e, sim, um impulso do Espírito de Deus na mente e no coração de cada judeu disperso, cumprimento da palavra de Deus (Jr 24.6; Ez 36.24-28). Em 1948, Israel já estava bem instalado na Palestina e a sua proclamação pela ONU como estado foi o clímax da efetivação da promessa divina quanto ao seu retorno.
A Segunda.Acontecerá no futuro próximo por ocasião da “angustia de Jacó”, conhecida como a grande tribulação (Ap 16.12-21). Esse evento será terrível para Israel e estará mobilizado para a grande batalha do Armagedom.Os governantes da terra estarão todos reunidos com seus exércitos e armas destrutivas para o maior combate do cenário da história humana, já registrado.Talvez seja a terceira guerra mundial, haja vista que se acontecer pelo domínio do próprio homem, não sobrará ninguém nem que seja pra contar a história, devido à evolução cientifica e tecnológica, mas nesse dia Cristo assumirá o comando e lutará por Israel.

3- A destruição progressiva do povo do Norte.

1 - Os textos de Ezequiel 38-39 e Jl 2.20 tratam a respeito da profecia bíblica sobre um bloco de nações ao norte de Israel.- Por causa das etnias dos povos que habitam aquela região vários nomes geográficos podem ser identificados.- Magogue, Meseque, e Tubal - Regiões ocupadas pelos antigos citas etártaros, as quais hoje correspondem à Rússia. O nome Meseque converteu-se em Moscou mou Moskua. (Ez 38.2,3)

- TUBAL - É moderna cidade Rússia de tobolsk em (Ez 38.2) Temos a palavra “chefe” tradução do termo rosh, dando idéia do nome Rússia.
NAS NAÇÕES ALIADAS - Gômer, Togarma, (Ez 38.6) Gômer veio a ser Germânia (atual Alemanha) e Togarma corresponde a Armênia e a Turquia. Em (Ez 38.5). Destacam-se os Persas, os Etíopes e Pute. Hoje os Persas são o Irã, Os Etíopes a Etiópia e, Pute a Libra.

4- Queda e Ressurgimento da Confederação do Norte.

É bom entendermos que a queda da união soviética não significa que a profecia tenha perdida a validade. Na verdade essa potencia mundial está se levantando e mostrando sua força, quando se esforça para participar das conversações de paz entre Israel e os países árabes, as quais ela sempre apoiou. Ela perdeu o seu poder sobre o aludido bloco das nações, e alguns estudiosos interpretam essa queda como algo para acontecer em plenitude no futuro. Parte dessa profecia já começou a ter o seu cumprimento porque a Rússia caiu como potência econômica.

5- A Confederação do Norte Combaterá a Besta na Grande Tribulação.

Segundo a profecia estudada, o líder de Gogue, colocará seus exércitos contra a autoridade da besta, ou seja, o anticristo (EZ 38.2-6). Gogue chefe da terra invadirá a terra de Israel nos últimos dias (EZ 38.8-16) - provavelmente no período da grande tribulação. Os motivos principais para a invasão do “rei do Note” estão expostos em (Ez 38.11,12). A idéia de “tomar o despojo e arrebatar a presa” não é difícil entender pelo fato de a antiga União Soviética ter perdido seus principais intelectuais e cientistas (na maioria judeus), os quais retornaram para Israel. Diz a bíblia que esse invasor será destruído pela internação divina (Ez 38.20).Nos montes de Israel (EZ 39.4).Não tem nada a ver com a batalha do Armagedom e a guerra no inicio da “semana profética” de Daniel (Dn9.27). A batalha do Armagedom se dará no final da “semana” e o seu líder será o anticristo (Zc 12.3).

IV – ACONTECIMENTOS QUE SE DARÁ ANTES DO ARREBATAMENTO DA IGREJA PROVAM QUE DEUS ESTÁ NO COMANDO DE TUDO.

OBS: A Bíblia é mais atualizada do que o jornal que está sendo preparado para sair as praças amanhã. O mundo caminha para o seu destino arrasador, como que entrando pelo funil, os homens estão indo de mal a pior, enganando e sendo enganado como disse o Apóstolo São Paulo. Mesmo assim, Deus sabendo de imaginação humana a respeito da sua palavra, Ele deu-nos um escape na pessoa de seu filho Jesus Cristo que nos garante vida eterna (Hb 2:3; Jo 3:16). DEUS ESTÁ NO COMANDO! ALELUIA!

Em acréscimo às centenas de profecias bíblicas que se cumpriram no passado, há uma classe especial de predições que enfocam o que as Escrituras chamam de “os últimos dias”, “os últimos tempos”, ou outras expressões similares. Em alguns casos estas expressões são usadas apenas num sentido relativo, mas habitualmente aplicam-se especificamente aos dias finais da época presente, dias associados à Segunda Vinda de Cristo à terra. Estas profecias também fornecem provas adicionais da inspiração Divina da Bíblia visto que muitas delas estão se cumprindo hoje mesmo em frente aos nossos olhos.Há 2.000 anos numa colina nos arredores da antiga cidade de Jerusalém, um pequeno grupo que buscava a verdade encontrava-se reunido com seu Mestre, um carpinteiro que virara pregador, conhecido apenas como Jesus de Nazaré. A pergunta que Lhe fizeram levou a uma resposta que transpôs os séculos, e focalizou os dias em que estamos vivendo:“Estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os Seus discípulos, em particular, dizendo: “Dize-nos que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo.” (Mateus 24:3)Os seus seguidores se referiam ao que é frequentemente denominado de a Segunda Vinda, o regresso espectacular de Cristo para assumir o controle do mundo e estabelecer o Reino de Deus na Terra. O termo “o fim do mundo” não é usado aqui para significar o fim do planeta, mas sim o fim do atual domínio injusto e bárbaro do homem.
Jesus respondeu a essa pergunta não só com um sinal que mostraria quando “o fim” estaria próximo, mas deu também dezenas de sinais específicos que podíamos esperar. Predições impressionantes de vários outros escritores Bíblicos ajudam a completar o quadro. É nesses sinais que vamos agora nos concentrar.

A) o princípio de dores

“se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terramotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.” (i.e., as primeiras dores de parto). (Mateus 24:7,8). O idioma hebreu transmite a ideia de um estado de guerra mundial. Assim este sinal profético implica uma guerra mundial, acompanhada de grandes calamidades físicas, como primeiro sinal de que um novo mundo está prestes a nascer. Isto foi claramente cumprido na década de 1914 a 1924, quando ocorreram a Primeira Guerra, seguida da maior epidemia que o mundo conheceu (a epidemia de influenza de 1918), a maior fome mundial (levando à morte pela fome de centenas de milhões de pessoas, em particular na Rússia e na China, depois da Guerra e da revolução comunista), e os terramotos mais calamitosos da história (na China em 1920 e no Japão em 1923). Desde esse tempo o mundo tem continuado a sentir essas “dores de parto”, com a 2ª Guerra Mundial, a Guerra Fria, grande número de guerras locais, a Grande Depressão, a sucessão de terramotos mortíferos, epidemias de polio, cólera, sida e outras doenças, e inúmeras outras perturbações.

B) guerras

“Ouvireis de guerras e de rumores de guerras ...” (Mateus 24:6)
O mundo nunca viveu completamente livre do tormento da guerra, mas em nenhum outro período de toda a História se testemunhou o aumento de guerras como no século XX. A Cruz Vermelha Internacional estima que mais de 100 milhões de pessoas foram mortas em guerras desde o início daquele século.
Antes de 1914 nunca houvera uma guerra a nível mundial, mas tanto a I como a II Grande Guerra foram globais. Na segunda, apenas 12 pequenos países na Terra não se envolveram militar ou tecnicamente e 93 milhões de pessoas serviram nas forças armadas dos dois lados. Desse número, 25 milhões morreram. O número de mortes entre civis foi algo sem precedentes. Só na União Soviética, mais de 20 milhões de civis morreram como consequência da guerra.
Desde a II Guerra Mundial, a guerra que supostamente acabaria “com todas as guerras”, já ocorreram mais de 150 guerras de maior porte (conflitos que resultaram em mais de mil mortes por ano), bem como centenas de conflitos, rebeliões e revoluções armadas menores. O número de mortes em conflitos armados desde o fim da II Guerra ultrapassa os 23 milhões.

- OBS : A possibilidade de uma terceira guerra mundial - Os poderes químicos bélicos e atômicos de algumas nações, são assustadores. Antes de uma catástrofe mundial, certamente o Senhor virá e arrebatará a sua igreja. A produção de alimentos está comprometida.- Por causa de alimentos químicos e outros, em decorrência da ganância e da falta de temor a Deus.Só no século 20 a estatística mundial apresenta mais de 6.500 terremotos que muito tem contribuído para a falta de alimentos. Lembrando que segundo umas confiáveis informações, só na segunda guerra mundial ficaram 16 mil etiquetares de terra desolada sem mais serventia.

C- nação contra nação

A palavra grega usada originalmente para “nação” na profecia – “levantar-se-á nação contra nação” – é ethnos, cuja tradução mais precisa é “uma raça” ou “uma tribo”. Em outras palavras, Jesus estava dizendo que grupos étnicos se levantariam uns contra os outros. Isso foi tragicamente cumprido em tempos recentes. O historiados Arthur Schlesinger, vencedor do prémio Pulitzer, avisa: “Se o século XX foi o século da guerra ideológica, o século XXI inicia-se como o século da guerra entre etnias.”
A Associated Press (AP) informa que, neste século, os homicídios perpetrados por nações contra o seu próprio povo excedem o número de mortes causadas por guerras com rivais for das suas fronteiras! Citando-se os expurgos de Stalin, a Revolução Cultural da China, os “campos de matança” no Camboja, a dita faxina étnica na Bósnia, e os horrores ocorridos em Ruanda, etc. Poderia-se acrescentar também a guerra em Angola que já matou milhões de pessoas, os conflitos na América Central e a acção terrorista no Peru. O informe da AP chega ao assombroso veredicto:
“Guerras à parte, o século XX está banhado em sangue. Em todos os continentes, com excepção da América do Norte e Austrália, os governos assassinaram o povo que governavam aos milhares e aos milhões, muitas vezes pondo vizinho contra vizinho. Neste século mais civilizado, estima-se que a febre de assassinato acabou com 170 milhões de vidas. ... Foi neste nosso século que o termo “genocídio” foi criado.”

D - fomes

Segundo uma informação do Banco Mundial em Setembro de 1996, mais de 800 milhões de pessoas passam fome cada dia, e mais de 500 milhões de crianças não tem alimento suficiente para um desenvolvimento mental e físico adequados. “Cada dia, aproximadamente 40 mil morrem por desnutrição” declarou o vice-presidente do Banco, Ismail Serageldin.
A terrível ironia é que o mundo tem condições de produzir alimento suficiente para a sua crescente população. Apesar de algumas fomes serem resultado de secas ou outras catástrofes naturais, a maior parte dos problemas de fome no mundo actualmente poderia ser evitada se não fosse o egoísmo e a desumanidade do homem. Guerras, embargos, corrupção nos governos e opressão económica, tudo isso são sintomas do verdadeiro problema. Enquanto crianças inocentes morrem de fome, algumas nações ricas destroem milhões de toneladas de alimentos para manter os preços altos.

E - pestes

Como no caso da guerra e da fome, a gravidade e a incidência de pestes, ou seja, epidemias, actualmente é alarmante.
Há menos de 20 anos, a profissão médica clamou a vitória sobre diversas bactérias e vírus mortais. Em 1979, William Stewart, o Director Nacional de Saúde nos EUA, declarou que era hora de “dar por encerradas as doenças infecciosas.” Já recentemente, em 1983, um livro médico declarava que as doenças infecciosas “eram mais facilmente evitadas e curadas” do que qualquer outro grupo de doenças.
Mas em vez de desaparecerem, os casos de doenças infecciosas aumentaram vertiginosamente na década de 90. O Dr.Sherwin Nuland, no seu best-seller How We Die, afirma com pesar que “o suposto triunfo da medicina sobre doenças infecciosas tornou-se uma ilusão.” Médicos agoram advertem que o ressurgimento de variadas bactérias resistentes às drogas modernas poderá ser mais mortal do que a sida. A AP informa: “Doenças consideradas vencidas, como tuberculose, pneumonia, meningite e infecções por estafilococos, estão se tornando incontroláveis. Bactérias comuns que causam de tudo desde infecções de ouvido em criancinhas à pneumonia, poderão se tornar “super germes” resistentes à vancomicina e outras drogas. Cientistas esperam “nada mais nada menos do que uma catástrofe médica”, advertiu o Dr. Alexander Tomasz da Universidade Rockefeller na cidade de Nova Iorque em 1994, numa reunião da American Association for the Advancement of Science. (AP 26.03.1995)

F - terremotos

O Universal Almanac informa que ente os anos 1000 e 1800 ocorreram apenas 21 terremotos mais significativos. Mas entre 1800 e 1900 houve 18 terremotos de grande porte. Nos 50 anos seguintes, de 1900 a 1950, ocorreram 33 terremotos de larga envergadura – quase o mesmo número que nos 850 anos anteriores!
Entre 1950 e 1991 foram 93 os terremotos de maior porte – quase o triplo dos ocorridos no meio século anterior – que tiraram a vida a 1 milhão e 300 mil pessoas.

G - transportesMuitos correrão de uma parte para outra ...” (Daniel 12:4).

Em 1789, George Washington levou 8 dias para viajar 350 km de sua casa até à cidade de Nova Iorque para a sua posse. O facto de ter demorado oito dias não é significativo. O incrível é que Júlio César teria levado o mesmo tempo se tivesse feito a mesma viagem no ano 50 a.C.! Nos muitos séculos entre a vida desses dois homens não se fez nenhum progresso significativo nos meios de transporte, mas veja-se como o homem evoluiu recentemente, apenas nos últimos cem anos! Sir Isaac Newton, ao escrever sobre esta profecia, disse que, se fosse verdade, seria necessário que um novo meio de transporte fosse inventado, e que o conhecimento teria progredido de tal maneira que o homem seria capaz de se deslocar a uma velocidade de 80 km/h. Voltaire, fiel ao seu espírito céptico, disse: “Olhem para a mente poderosa de Newton, que descobriu a força da gravidade; quando começou a estudar o livro chamado de Bíblia, parece que, de modo a dar crédito à sua fabulosa absurdidade, acreditou que a sabedoria humana aumentará de tal forma que poderemos viajar a 80 km/h! O pobre tonto!” Hoje até um céptico diria, “Newton era um filósofo sábio; Voltaire um pobre tonto.”Atualmente, não só nos locomovemos a velocidades vertiginosas e percorremos grandes distâncias em nossos automóveis, mas um jacto pode dar a volta ao mundo em 24 horas e uma nave espacial em 80 minutos. O número de pessoas viajando hoje não tem qualquer precedente. Uma das maiores indústrias mundiais actuais é a que permite que as pessoas “corram de uma parte para outra”.

H - ciência“...e a ciência se multiplicará.” (Daniel 12:4)

As palavras hebraicas implicam um grande aumento tanto na frequência como na velocidade das viagens, assim como em outras formas de comunicação e grandes avanços na ciência e na tecnologia. Só na nossa geração o conhecimento aumentou de forma quase inimaginável. Alguns factos impressionantes:
- 80% de todos os cientistas que já existiram estão vivos hoje. - cada minuto eles acrescentam 2 mil páginas ao conhecimento científico do homem, e levaria cinco anos para uma pessoa ler todo o material científico que produzem cada 24 horas.Segundo o Dr. Malcolm Todd, ex-presidente da Associação Americana de Medicina, aproximadamente metade do conhecimento médico fica ultrapassado cada dez anos.- estima-se que mais de 15.000 jornais científicos são publicados anualmente e que publica-se no mundo inteiro bem mais de mil livros novos cada dia.- em 1970, quando a Apollo 13 se perdeu no espaço, em 90 minutos os computadores calcularam como trazê-la de volta. Se um cientista fosse fazer a mesma coisa com papel e caneta, levaria mais de um milhão de anos para fazer os mesmo cálculos.

I - violência

Nos últimos dias as profecias indicam que as condições morais desceriam à degradação dos “dias de Noé” (Lucas 17:26). Nos E.U., em 1987, o crime violento tinha aumentado 1.600% desde 20 anos atrás, custando USD 12 biliões por ano! O Director Nacional de Saúde informava que “a violência de todas as formas, desde assassínio a espancar os filhos e mulher, é agora o problema nº1 de saúde pública!” Os especialistas calculam que quando a maioria das crianças americanas chegam aos 15 anos, terão testemunhado pessoalmente a destruição violenta de mais de 13.000 seres humanos na televisão! Em uma semana, observaram-se os seguintes actos na televisão durante a programação para crianças: nos 185 programas vistos houve 281 assaltos, 117 assassínios, 19 roubos, 16 raptos, 10 conspirações de assassinato, 3 incêndios provocados, 3 extorsões, e fugas de prisão, 1 linchamento, 1 bombardeamento e 1 suicídio! Em média, cada canal mostra 800 actos de violência por semana!

J - homossexualismo

Noutra profecia relacionada com a predição de Jesus dos “dias de Noé” referente aos acontecimentos e atitudes imediatamente antes do Seu regresso, Jesus disse: “Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do Céu fogo e enxofre e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se há-de manifestar.” (Lucas 17:28-30). Exatamente como as antigas cidades ímpias de Sodoma e Gomorra, o mundo de hoje está simplesmente cheio de sodomitas, “varão com varão cometendo torpeza” (Romanos 1:27), e a sodomia, ou homossexualidade masculina, tem varrido o Mundo. As leis do Homem estão começando a tolerar e até a encorajar a sodomia.

L - aborto

“E por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.” (Mateus 24:12) “Porque nos últimos dias os homens serão amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, sem afeto natural, sem amor para com os bons, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.” (2 Timóteo 3:1-5) “Sem afeto natural” também se cumpre nos milhões de abortos anti-Deus e assassinos que se fazem agora todos os anos, em que mulheres sem amor maternal natural assassinam os seus próprios bebês ainda não nascidos por não quererem filhos. Segundo a O.N.U. Atualmente no mundo para cada cinco nascimentos se fazem dois abortos! A própria ONU contribui para este genocídio através da sua agenda de controle da população, eufemisticamente apelidado de “planejamento familiar”, sendo cúmplice em alguns dos mais inqualificáveis e brutais programas de controle de população no mundo. A UNFPA, por ex., gasta milhões de dólares por ano nos programas de controle de população na China, tendo entregado um prêmio ao governo deste país pela sua eficácia na política de “uma criança por casal”. (Ransom 2000, 154)

M - teoria da evolução

“nos últimos dias virão escarnecedores, ... dizendo, ... todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” (2 Pedro 3:3,4)
Esta é a doutrina do uniformitarismo evolucionista. Proclama explicar a origem e o desenvolvimento de todas as coisas em termos da atuação uniforme dos mesmos processos e leis naturais que “continuam” a agir atualmente. A emergência deste dogma teve lugar no século 19 e tem sido a filosofia padrão do estabelecimento educacional e científico desde há cem anos. Não havia maneira de Pedro poder ter previsto este desenvolvimento, 1.800 anos no futuro, a não ser por inspiração divina.

N - apostasia

A aceitação da teoria da evolução a nível mundial contribuiu de forma marcante para um outro sinal dos últimos tempos: a apostasia (abandono da fé) religiosa nas fileiras dos supostos líderes cristãos está profetizada em várias Escrituras. Não somente falsos mestres iriam negar a Segunda Vinda de Cristo (2 Pedro 3:3), iriam mesmo negar “o Senhor que os resgatou” (2 Pedro 2:1). Não somente iriam eles, apesar de muita educação (“Que aprendem sempre”), nunca chegar ao “conhecimento da verdade” (2 Timóteo 3:7), como também desviar “os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (2 Timóteo 4:4) Todas estas profecias estão sendo cumpridas hoje por todo o mundo “cristão”.

O - paganismo, demonografia

Uma forma particularmente discreta de apostasia consiste no rápido crescimento do demonismo nos últimos dias. “nos últimos tempos, apostarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios” (1 Timóteo 4:1). Jesus disse: “surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão... grandes sinais e prodígios....” (Mateus 24:24). O ressurgimento espantoso do espiritismo, feitiçaria e satanismo em todo o mundo nos poucos últimos anos, juntamente com o enorme aumento do uso de drogas, em particular pelos jovens, é, certamente, um presságio do advento do Anticristo. Mas, ao mesmo tempo, é um notável cumprimento de profecia. Apesar de a Bíblia e a oração terem sido proibidas oficialmente e retiradas das escolas públicas americanas em 1962, muitas dessas mesmas escolas agora oferecem aos seus alunos matérias valendo pontos sobre bruxaria e ocultismo.
Outro campo no qual a bruxaria e o satanismo têm uma tremenda influência é o da música popular. Se observarmos as capas dos discos e vídeos de rock vemos todos os símbolos, liturgias e rituais de bruxaria e ocultismo. Muitos exibem abertamente a adoração a Satanás e ao submundo. Os sons do inferno já seduziram e levou inúmeras pessoas a uma vida de drogas, perversão, violência, e às vezes até suicídio. Os atos mais ignóbeis de blasfêmia e profanação hoje são aceites na sociedade, em nome do entretenimento audiovisual e da “liberdade de expressão”.
P - disseminação do Evangelho

“E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações; e então virá o Fim.” (Mateus 24:14) Segundo o Almanac of the Christian World (1990), hoje em dia existem cristãos e igrejas cristãs em todos os países do mundo. O Evangelho foi pregado a mais de 4 bilhões de pessoas nesses países. Mais de 50 milhões de Bíblias são distribuídas cada ano, bem como aproximadamente 80 milhões de exemplares do Novo Testamento. Imprimem-se também quatro bilhões de exemplares de folhetos evangélicos por ano. A Bíblia inteira, ou partes dela, está agora disponível a mais ou menos 98% da população do mundo e já foi traduzida por inteiro ou em parte em umas 2.092 línguas. Em toda a história, o Evangelho nunca foi pregado em todo o mundo a todas as nações como é hoje – se não diretamente por missionários, sem dúvida está sendo pregada pelos meios modernos da rádio, televisão e pelas telecomunicações.

Q - Anticristo

A era da globalização já tinha sido predita, nomeadamente pelo apóstolo João (Apocalipse 13:7) há 2.000 anos atrás: um dos sinais mais importantes e finais do Fim em si e que muitos profetas predisseram, é o surgimento de um Governo Mundial Anti-Cristo e totalmente sem Deus, chefiado por um ditador demoníaco que estará efetivamente possuído pelo próprio Satanás! Este homem entrará em cena com um acordo de 7 anos, um “Concerto” no qual ele promete ao mundo paz e liberdade religiosa, e resolve mais ou menos a atual crise no Oriente Médio através de conseguir que seja feito um compromisso entre os árabes e os judeus, o que permitirá aos judeus reinstituírem a sua adoração tradicional no Templo em Jerusalém (Daniel 8:23-25; 2 Tessalonicenses 2:1-4; Daniel 9:27). Além disso, o mundo está prestes a passar por uma grande Quebra Econômica e ele vai prometer restaurar a economia.

R - “marca da besta”

“E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres livres e servos, lhes sejam posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas; Para que ninguém possa comprar, ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” (Apocalipse 13:16,17). Esta profecia é verdadeiramente notável. Imagine: há quase 2 mil anos o apóstolo João, que antes de conhecer Jesus era um simples pescador, prediz que um dia será instituído um sistema econômico global em que todos serão obrigados a receber um número, sem o qual não poderão comprar nem vender. Esta profecia só poderia se cumprir depois da invenção dos computadores e do banco eletrônico.
Uma sociedade global sem dinheiro vivo está a caminho. Fibra óptica, satélites e bancos de dados em computadores têm o potencial para controlar o mundo de uma maneira assombrosa. Os governos da Austrália, Israel, Singapura e Tailândia procuram um meio de eliminar o papel-moeda e os cheques, enquanto muitos outros países estão testando vários métodos de fazer negócios sem dinheiro vivo. Pela primeira vez, a alta tecnologia necessária para se cumprir a visão arrepiante que o apóstolo João teve há quase dois mil anos, está aqui.

V – ACONTECIMENTOS QUE SE DARÁ DEPOIS DO ARREBATAMENTO DA IGREJA PROVAM QUE DEUS ESTÁ NO COMANDO.

1- A grande tribulação

Definição e o sentido da palavra
No grego “Thilipsis” significa “colocar uma guerra sobre o espírito das pesssoas”. Na tradução vulgata latina, é “Tribulum” se refere a uma espécie de grade para debulhar o trigo. Ou seja: Instrumento que o lavrador usa para separar trigo da sua palha.A idéia aqui, é figurada que é o mesmo que afligir, pressionar. Sentido técnico: Fala da provocação ou sofrimento que o individuo enfrenta.Não técnico:Se refere ao período de sete anos que se seguirá após o arrebatamento da igreja.Jesus afirma ser a grande tribulação; A maior aflição desde o principio do mundo, e não haverá semelhança, que quer dizer, será uma aflição indescritível. (que não se pode descrever igual Mt 24.24)

2- A grande tribulação denominada na Bíblia.

a- Dia do Senhor - Sf 1.14.O dia Senhor está relacionado com o dia da vigança (Is 63:1-4), e também com o dia da ira do nosso Deus. No Novo Testamento a expressão ganha maior sentido com o próprio Senhor Jesus ao identificar aquele tempo como período de “Grande aflição” (Mt 24:21), depois em AP 7:14, como “Grande tribulação”.

b- Dia da Angústia de Jacó - Jr 30.7. A palavra “angústia” no hebraico é: “Tsará” significa necessidade e esposa rival.Este termo evoca as contendas que havia entre Penina e Ana, que levaram esta a uma aflição quase que indescritível (I Sm 1.15.

3- As Setenta semanas de Daniel e a grande tribulação.

Acontecimentos futuros estão relatados no Antigo Testamento
Desde que Nabucodonozor invadiu Judá e levou o povo acorrentado, a cidade de Jerusalém ficou prostrada e o monte santo abandonado. Até parecia que aquelas promessas que Deus fez a Abraão, Jacó, Davi, e na verdade toda a nação havia sido esquecida.Quando os Judeus olhavam das margens do rio tigre para Jerusalém, choravam. Como quem diz:Será que um dia voltaremos para a nossa terra natal? Será que a gloria do Senhor, habitará novamente no templo?No futuro Deus ainda remirá o seu povo? Compreendemos tudo isso na revelação feita a Daniel sobre “às setenta semanas” (Dn 9.24-27).Com essa base entendemos que as promessas feitas por Deus ao seu povo escolhido serão cumpridas e que Deus reinará no trono de Davi sobre um Israel restaurado.

4- Esboços das setenta semanas

a. No final de um período das “setenta semanas”,
Israel terá se arrependido totalmente da sua desobediência a Deus. A nação viverá para sempre em retidão (Dn 9.24).
b. Há 69 “Semanas”
Entre o tempo da ordem para a reconstrução de Jerusalém até o tempo da revelação do messias, compreendendo um período de 62 “semanas” (v ,25).Esta ordem foi expedida em 444 a.C. por Artaxerxes.

c. Depois das 62 “Semanas” (ou das 69 “semanas totais).
O messias seria morto e Jerusalém seria destruída (v,26).Esta destruição não terminará até o fim da septuagésima semana.

d. A Última “Semana” se iniciará quando.
se iniciará quando. “Um príncipe que que há de vir” faz uma aliança. Então, no meio da septuagésima “semana” ele romperá esta aliança e trará desolações (v, 27). Foi esta a desolação tão severa que jesus se referiu (Mt 24.21).

5- Contando as semanas

Cada “semana” é vista como um período de sete semanas. (Lv 25.8; Nm 14.34; Ez 4.6).Os anos são contados segundo o calendário lunar adotado pelos judeus, compostos de 360 dias. Fazendo-se os reajustes necessários de compatibilizarão das datas com o calendário gregoriano, chegamos a um período de 476 anos para as 69 “semanas”. Portanto, partindo do decreto de Artarxexes em 445 - 444 a.C, chegamos a data de 32 - 33 d.C. O tempo do ministério de ensino, pregação e cura de Jesus,finalizado pela sua entrada triunfal em Jerusalém e sua crucificação. A septuagésima “semana” começará no fim da era da igreja, momento chamado de “arrebatamento”.

6 – Sintetizando a contagem.

Em três períodos
Cumprimento.
Equivalente

1 ° PERÍODO - Iniciou-se no reinado de Artarxexes através de Neemias, copeiro-mor (Ne 2.1,5,8), ocorreu em 444 a.C.
Equivalente: 49 anos(sete semanas).

2° PERÍODO - Refere-se ao tempo do fim do Antigo Testamento até a chegada do messias , o Ungido.Teve o seu total cumprimento depois do messias ser rejeitado e morto pelo seu povo (Dn 9.26), chegando a data de 32-33 d.C.
Equivalente: 434 anos (62 semanas)

3° PERÍODO - Após o arrebatamento da igreja, tendo o seu fim na travada batalha do armagedom, época em que Cristo derrotará o anticristo e seus aliados, e estabelecerá o seu trono por mil anos.
Equivalente: 7 anos (1 semana).
TOTAL 70 SEMANAS 490 Anos

VI – OUTROS EVENTOS ESCATOLÓGICOS QUE OCORRERÃO NO PERÍODO DENOMINADO DE “GRANDE TRIBULAÇÃO” QUE PRESCEDE A VOLTA TRIUNFAL DE JESUS CRISTO.

Textos. Ap 6.2-27; 8; 9.21; 11.15-19; 15.1; 16-17; 19.11-21.3.

1- Gráfico demonstrativo

7 SELOS
7 TROMBETAS
TAÇAS
1° Cavalo vermelho - Guerra
2° 1/3. Da vida oceânica é destruída.
2° Total envenenamentoda água salgada.
3° Cavalo preto - fome 3
3° 1/3. Da água doce é envenenada
3°. Total envenenamentoda água doce.
4° Cavalo amarelo - morte
4° 1/3. Os astros luminares escurecem.
4°. Calor abrasador do sol
5° Os mártires - justiça sobre a capitaldo anticristo.
5° 1/3. Abismo aberto, o homem sofre.
5° Trevas e dores
6° Terremoto - abalo.
6°. Quatro anjos são soltos.
6°. Rio Eufrates seca.
7° As sete trombetas.
7º Relâmpago, trovões, Terremotos,
Terremoto e chuvaSaraiva. de granizo.

2- A grande tribulação considerada.
Quanto a Igreja
Quanto Após o arrebatamento, até se completar o tempo dos gentios.(Lc 21.24; I Ts 1.10.)

Quanto a Salvação
Será salvo uma multidão de todas as nações.(Ap 7.9-17).

Quanto a gravidade
De tal severidade que nenhum período da história passada nem futura,poderá igualar-se a ela. (Mt 24.21).

Quanto ao Tempo
Um período abreviado por causa dos eleitos, porque se outro modoninguém se salvaria (Mt 24.26).

Quanto a Israel
O periodo chamado “angústia de Jacó”, um juízo sobre Israel, pelofato de ter rejeitado ao messias. (Jr 30.7).

Quanto as Nações
Um período de juízo sobre as nações devido ao seu pecadoe a rejeição a Cristo (Is 26.20,21; Ap 6.15-17

3- A grande batalha do Armagedom.

Dn 11.4; Ez 38.9; Jl 3.2; Zc 12.2; 14.2; Mt 24.27-30 “Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim, de ajuntá-los para a peleja do grande dia dO”.Deus, Todo-Poderoso... Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom (Ap 14.14-16).
BIBLICAMENTE “ARMAGEDOM” SIGNIFICA “grande colheita” Esdrelom localizado entre o mar da Galiléia e o monte Carmelo, e, também é conhecido como “o vale da desição” (Jl 3.2,9-14).
OBS: Este dia é conhecido na bíblia como o julgamento das nações (Jl 3.3; Mt 25.31-40. 300 QUILÔMETROS DE SANGUE. Ajuntando todos estes versículos mencionados acima, chegamos a conclusão que:A batalha do armagedom cobre toda a região.Ela começa nas planícies de megido no Norte, descendo através do vale de Josafá, incluindo a terra, de Edom, no Sul e Leste,e Jerusalém.Em Ap 14.19. Lemos sobre o armagedom:Então o anjo meteu a sua foice à terra, e vindimou as uvas da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus.E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até os freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios. Seiscentos estádios são equivalentes a 300 quilômetros. Veja o mapa “os reinos de Israel e Judá” no território do reino de Israel você descobrirá que da parte do Norte de Israel até a parte Sul se atingem aproximadamente 300 Quilômetros.

4 - A sequencia dos eventos finais (Dn 4 - ; Ez 38:9; Jl 3:2; Zc 12:2; 14:2; MT 24:27-30; AP 16:14-16).

1 – Ação Satânica.
a- Satanás tentará exterminar o povo judeu no final da grande tribulação (Gn 11.40).
b - Três espíritos de demônios que operarão sinais levarão as nações do mundo para o armagedom (Ap 16.14,16).

2 - A Nação do Norte.Provavelmente a Rússia. A Rússia tentará se tornar uma superpotência militar novamente, conquistando o Golfo Pérsico. Os fundamentalistas radicais islâmicos se ajuntarão a eles num esforço para mudarem os judeus para o mar mediterrâneo.
3 - A aliança Russo-Árabe. Após essa aliança eles se retirarão para a planície de megido.Que é o armagedom.

4 - A Nação do Sul.Provavelmente e Egito, que se juntará com uma força militar Pan-islâmica em direção a Israel para a terra santa.
Obs: As nações Norte e Sul (Rússia - Egito) estarão aliados com as nações Árabes e os Estados (países) confederados da Europa procurarão levar o governo mundial do anticristo para Jerusalém (terra santa).

2 – Ação Divinas.

- O texto de Zacarias 14.3,4-indica a intervenção divina sobre os montes das Oliveiras em Israel.- O texto de joel 3.2,12 fala do vale de Josafá identificado com Cedrom, localizado em Jerusalém e o monte das Oliveiras, o lugar exato onde Cristo subiu ao céu.- Nesse mesmo lugar haverá o encontro de Cristo com as nações inimigas de Israel, onde o Senhor o abaterá, (Jd vv, 14,15
OBJETIVOS DA AÇÃO DIVINA

a - Punir os Ímpios Jd vv,14,15
b - Socorrer Israel Zc 14.1-4 - Levar a Israel a Conversão Zc 12.7-10
c - Derrota do anticristo
d - Prisão de Satanás
e - Ressuscitar os que morreram durante a grande tribulaçãopor não aceitar o sinal da besta.
f - Lançar o anticristo e o falso profeta no lago de fogo
g - Implantar o reino milenial.

VII - O MILÊNIO.

Ez 47.13-23 / Zc 14.9 - O milênio se refere ao reinado de mil anos de Cristo, Is 2.4 / 11.6-10; Mq 4.3,4 - Ap 20.1-7 - encontrado em Ap 20. Muitas passagens do Antigo Testamento também apontam para uma época durante a qual o rei davídico irá reinar sobre todas as nações do mundo

GRÁFICO MOSTRANDO O REINO DO MESSIAS.
1 – O que é?
Embora o termo não conste na bíblia, mas a expressão corresponde a “mil anos”.É uma doutrina essencialmente bíblica e consistentemente teológica.
2 – Quando será?
Após o arrebatamento e a grande tribulação.

3 – Quem estará na terra?
Israel e os gentios que escaparem com vida depois da batalha do

4 – Qual o objetivo?
Exaltar a cristo e manifestar o reino de Deus. Mostrar que o mundo pode ser bem administrado. Provar que os reinos deste mundo pertencem a Cristo.

5 – Como será?
Efusão do espírito e conhecimento da palavra. Tempo de paz, saúde, segurança, e prosperidade. Recuperação ecológica da terra.Israel estará seguro e de posse do território prometido.

6 - O que acontecerá com:
O Cristianismo - Será a religião universal (Is 45.22-25: Zc 13.2).
Jerusalem - Será reconhecida como a capital do mundo (I Sm 7.16: Sl 2.7,8).
A Igreja - Estará com cristo regendo o mundo como sacerdotes de Deus e de Cristo (Ap 20.6: 2.26,27)
Obs.: A igreja e os doze apóstolos estarão governando no período do milênio - Ap 20.4-6: Ap 3.21,22: Lc 22.30. Pois em Ap 20.4-6 aparecem dois grupos de pessoas, embora se trate da igreja universal de Cristo.

VIII – O JULGAMENTO FINAL.

Dn 12.1-3: Mt 25.31-41: At 17.31: Rm 2.16: II Tm 4.1: I Pe 4.5: Ap 20.4-15.DEFINIÇÃO: O julgamento final é a sessão judicial que terá lugar na consumação de todas as coisas temporais que, conduzido pelo Todo-poderoso, retribuirá a cada criatura moral o que esta tiver cometido através do corpo durante a sua vida terrena.

Como se dará?
Satanás é solto “durante pouco tempo” no final do milênio e enganará as nações e ataca Jerusalém (Ap 20.7-9).
Intervenção Divina
O fogo vindo de Deus devora satanás e as nações. Satanás é jogado no lago de fogo (Ap 20.9-10).

Onde será?
Certamente no espaço, pois em Ap 20.11 nos diz que diante do trono branco o céu e a terra figiu. Obs: Isto é um ponto de vista nosso.

Quem será julgado?
Todos os ímpios (Ap 20.11-15).

Objetivos:
Mostrar que a justiça de Deus deve ser observada.Punir os que rejeitaram a cristo. Destruir a personificação do mal.

OBS:
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo.Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo (Ap 20.11-15).

IX – A NOVA JERUSALEM - Is 65 - 66 caps. I Pe 3.13: Ap 21.9-27.
Definição:
Conhecida como a Jerusalém celeste. Lugar onde Deus preparou para que estejamos eternamente como ele (Jo 14.1-4).

Sua localização:
Cubo perfeito numa alusão ao santo dos santos do tabernáculo. 12 mil estádios Ap 21.16: Equivale 2.260 Km2. Isso na medida ou compreensão terrena, pois na divina será indescritível.

Seu aspecto:
Também sua beleza é indescritível só temos uma noção em Ap 21.9-15, na visão de João, o apóstolo.

Quem morará?
Todos os salvos de todas as épocas. Aleluia!

CONCLUSÃO

É bom salientarmos aqui, que Deus não destinou a humanidade para tais acontecimentos como pensam os defensores da teoria chamada de “PREDESTINAÇÃO” que foi assunto da lição passada. Mas, é que alguns ficam a perguntar “se Deus está sabendo de tudo e ao mesmo tempo no comando, então por que não intervém, evitando o mal”? A revelação desses acontecimentos inserida na Bíblia Sagrada, atestam que Deus na sua Onisciência já sabe até onde o homem vai com as suas astúcias pecaminosas. Ele (Deus), simplesmente está nos avisando sobre o fim que terão todos aqueles que praticam o mal e se esquecem de Deus (Ez 33:5; 3:17; II Rs 6:10). Portanto, nos resta uma esperança pela qual falou o escritor aos Hebreus 2:3.Saiba de uma coisa. Só Deus pode nos garantir o futuro. Nosso futuro depende de Deus e não das circunstâncias. Quando as circunstâncias vêm querendo por um ponto final em nossas vidas, só Deus pode colocar uma vírgula e dar continuidade aos nossos sonhos, ao nosso futuro. Portanto, entregue sua vida nas mãos de Deus. Entregue seu futuro nas mãos de Deus. Dependa única e exclusivamente de Deus. Saiba que Ele é o único que sabiamente conduz todas as coisas. Não desista de lutar. Tenha coragem para enfrentar seus inimigos. E no momento em que te faltar a força, as alternativas, faça como fez a mãe de Moisés: espere em Deus. Coloque o seu filho, sua família, sua vida nas mãos de Deus. GLÓRIA A DEUS!

BIBLIOGRAFIA

Bíblia de Estudo “Plenitude do Espírito” ARC.Bíblia de Estudo das Profecias (segunda edição revista e atualizada).Lições Bíblicas Jovens e Adultos – 3º Trimestre de 1998. Por Elienai CabralApostila de “Escatologia Bíblica” do Pr. Josaphat Batista.Morris, Henry M. 1995. The Defender’s Study Bible. World Publ.Ransom, Steven & Day, Phillip. 2000. World Without Aids. Credence Publications, Tonbridge,Inglaterra, 283 pp. Roy, Michael. 1999. O Futuro Predito.

Comentário do Pr. Josaphat Batista – prjosaphat@hotmail.com

Visite o blog do autor: http://www.prjosaphat.blogspot.com/

0 comentários:

Amigos