Sejam Bem vindos ao blog do Pr. Josaphat Batista!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lição 09 - O Senhor Peleja Por Seu povo - Pr. Josaphat Batista

Lição 09 - O Senhor Peleja Por Seu povo - Comentarista: Pr. Josaphat Batista


INTRODUÇÃO


Dt 20:1,2,3

1- Quando saíres à peleja, contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo mais numeroso do que tu, deles não terás temor, pois contigo está o Senhor teu Deus que te fez subir da terra do Egito.

2 - Quando estiveres para entrar na peleja, o sacerdote se chegará e falará ao povo,
3 - e lhe dirá: Ouvi, é Israel; vós estais hoje para entrar na peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração; não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles;

4 - pois e Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar.

Esta passagem Bíblica fornece instruções significativas sobre a conduta em guerras santas. Israel está conquistando a terra prometida; a presença de Deus ao seu lado lhe dará a garantia da vitória, mas será mantida apenas mediante a obediência às suas normas.


- Logo depois em que o povo de Israel renovou seu pacto com o Senhor, houve uma reação dos povos que habitavam a terra de Canaã juntando-se em um acordo comum para pelejarem contra Josué e Israel (Js 9:1,2). As maravilhas que o Senhor operara entre o seu povo, derrotando as cidades inimigas, resultaram em um confronto entre os habitantes de Canaã que agora procuravam fazer aliança entre si com o propósito maléfico de destruir Israel.

Observe que mesmo com as vitórias militares que Deus concedeu ao seu povo, os inimigos de Israel não recuaram nos dando uma lição de que não podemos nos acomodar diante do inimigo, mesmo obtendo grandes vitórias, e sim, continuarmos a nossa peleja consciente de que enquanto estivermos aqui o Senhor promete pelejar por nós, se assim guardarmos os seus mandamentos. ALELUIA!


I – A PRESSÃO DO ADVERSÁRIO

Por falar nesse assunto, lembramos as palavras (do comentário da lição anterior) do nosso irmão e amigo colaborador do portal ebdcamaçari.com Dr. Caramuru Afonso que nos diz:
- Quando galgamos um novo estágio em nossa vida espiritual, quando crescemos espiritualmente, saibamos que o inimigo se levantará contra cada um de nós. Não pensemos que, em virtude da vitória espiritual obtida, estaremos mais livres da ação do inimigo, que o maligno nos enfrentará com menor força. Bem ao contrário, se tivemos progresso espiritual, a luta será ainda mais renhida, pois é sinal que, em virtude do crescimento, podemos suportar um pouco mais a pressão do adversário. O escritor aos hebreus foi claro ao mostrar que havia diversos níveis de luta contra o mal, ao exortar os destinatários da carta no sentido de que, embora eles já tivessem suportado grande combate de aflições (Hb.10:32), ainda não haviam resistido até o sangue, combatendo o pecado (Hb.12:4). Se o Senhor não nos tenta além daquilo que podemos suportar (I Co.10:13), temos que, quanto mais recebermos do Senhor, mais nos será cobrado (Lc.12:48).


- Como resposta ao maior envolvimento de Israel com Deus, depois da fé e obediência demonstrada nas conquistas de Jericó e Ai, os povos moradores de Canaã resolvem se unir e enfrentar, de comum acordo, numa ação conjunta, o povo de Israel. O inimigo tornou-se, assim, mais organizado e poderoso, aumentando, ainda mais, o desafio que se apresentava ao povo de Israel. De igual modo, quando nos dispomos a servir a Deus com maior intensidade, saibamos que o adversário de nossas almas se levantará com maior intensidade, com maior organização, a fim de impedir que alcancemos o nosso propósito. Entretanto, não desanimemos por causa disso, mas aumentemos a nossa fé no Senhor, “…porque maior é o que está em nós do que o que está no mundo” (I Jo.4:4b, com adaptação das pessoas gramaticais). Dr. Caramuru Afonso colaborador do portal ebd. Pb. No Belenzinho- SP.

II – O SENHOR PELEJA POR JOSUÉ E ISRAEL


Como vimos na lição anterior, diversos dos pequenos reinos de Canaã, alarmados com o progresso rápido da invasão, se unem no esforço de impedir o avanço de Josué. Mas, ‘os habitantes de Gibeão, ouvindo o que Josué havia feito a Jericó e a Ai, agem com astúcia’. (Jos. 9:3, 4) Fingem ser de um país distante de Canaã, e fazem um pacto com Josué “para deixá-los viver”. Quando os israelitas descobrem o ardil, respeitam o pacto, mas fazem dos gibeonitas “ajuntadores de lenha e tiradores de água”, quais ‘escravos mais baixos’, cumprindo-se assim em parte a maldição que Noé, sob inspiração divina, pronunciara contra Canaã, filho de Cã. — Jos. 9:15, 27; Gên. 9:25. Essa deserção dos gibeonitas não é coisa insignificante, pois “Gibeão era uma cidade grande . . . maior do que Ai, e todos os seus homens eram poderosos”. (Js. 10:2) Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, vê nisso uma ameaça contra si mesmo e contra os demais reinos de Canaã. Tem de ser punido para servir de exemplo, a fim de que não haja mais deserção para o lado do inimigo. Portanto, Adoni-Zedeque e outros quatro reis (das cidades-reinos de Hebron, Jarmute, Laquis e Eglom) se organizam e guerreiam contra Gibeão. Josué, fiel a seu pacto com os gibeonitas, marcha a noite inteira para ir em socorro deles, e desbarata os exércitos dos cinco reis. Mais uma vez, Deus luta pelo seu povo, empregando poderes e sinais sobre-humanos, com resultados devastadores.

Grandes pedras de saraiva caem do céu, matando mais inimigos do que as espadas do exército israelita. Daí, maravilha das maravilhas, ‘o sol fica parado no meio dos céus e não tem pressa em pôr-se por cerca de um dia inteiro’. (10:13) Assim, podem ser completadas as operações de limpeza.(assunto esse que abordaremos um pouco mais a frente). Os sábios do mundo talvez tentem desacreditar este acontecimento miraculoso, mas os homens de fé aceitam o relato Divino, bem cientes do poder de Deus de controlar as forças do universo e de dirigi-las segundo a Sua vontade. Pois, com efeito, “o próprio Deus lutava por Israel”. — 10:14. Josué, depois de matar os cinco reis, destrói a Maquedá. Indo rapidamente para o sul, destrói completamente a Libna, Laquis, Eglom, Hebron e Debir, cidades situadas nas montanhas e colinas entre o mar Salgado e o Grande Mar. As notícias sobre a invasão espalham-se então por todo o país de Canaã. No Norte, o alarme é dado por Jabim, rei de Hazor. A toda a parte, a ambos os lados do Jordão, ele envia mensageiros para convocar uma ação unida em massa contra os israelitas. Quando as forças reunidas do inimigo se acampam junto às águas de Merom, abaixo do monte Hermom, são uma “multidão como os grãos de areia que há à beira do mar”. (11:4). Novamente Deus assegura a Josué a vitória e fornece o plano da estratégia da batalha. Qual o resultado? Mais uma derrota esmagadora para os inimigos do povo de Deus! Hazor é incendiada, e as cidades aliadas e seus reis são destruídos. Assim, Josué estende a área da dominação israelita por todo o comprimento e por toda a largura de Canaã. Trinta e um reis foram derrotados. Contudo, o texto Bíblico estudado em apreço, nos encoraja e nos faz marchar de cabeça erguida sabendo que o mesmo Deus que pelejou junto com Israel no passado é o mesmo Deus que peleja hoje em prol da sua Igreja. ALELUIA!


III- O DIA MAIS LONGO DA HISTÓRIA


Segundo o irmão Jaime Nunes Mendes esta passagem bíblica tornou-se, para muitos ateus, numa espécie de sustentáculo para suas suspeitas acerca da veracidade da Bíblia. Isto porque, como é sabido, é a terra que gira em torno do Sol, e não o contrário, como supunham os antigos. “Sol, detém-te em Gibeom... E o sol se deteve... O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro” (Js. 10:12, 13).


Tal fato foi cientificamente comprovado pelo astrônomo teuto-polonês, Nicolau Corpérnico, que, em 1534, publicou o livro “Sobre a Revolução das Órbitas Celestes”, em que mostrava o Sol e não a terra como o centro do nosso sistema planetário. Esta descoberta causou um enorme estardalhaço no meio religioso da época, levando à prisão, pelas mãos da Inquisição, o cientista italiano, Galilei Galileu, o qual apoiou a teoria heliocêntrica de Copérnico.


Como explicar esta aparente contradição da Bíblia? Será que ela errou? Não. Não há contradição nem muito menos erro.

Não obstante muitos pregadores, teólogos e estudiosos da Bíblia tentar explicar o fato pelo viés científico, a grande verdade é que a ciência não cabe aqui. Sim, é bem verdade que muitos fatos revelados na Bíblia possam ser comprovados pela ciência, todavia ela não foi escrita com finalidade científica. Absolutamente. Em muitos casos é preciso levar em conta o contexto no qual foram escritos determinados episódios bíblicos. Se até hoje, apesar de toda a força dos meios de comunicação, e mesmo com o irrestrito acesso à cultura, muitos ainda crêem que é o Sol que gira em torno da terra, o que se dirá de pessoas que viveram há milhares de anos? Mesmo as mais brilhantes civilizações antigas, às que mais prezavam o conhecimento, ainda essas, por falta de comprovação científica, acreditavam que era a terra o centro do sistema planetário. O maior pensador, orador e escritor latino, Cícero (106-44 a.C.), em seu tempo, tinha essa certeza: “A terra, no globo, fica imutável e muda no centro do Universo, na região mais baixa, eternamente fixa” (“Da República”).


Acreditar assim é muito mais simples e verossímil do que tentar inutilmente introduzir a ciência onde ela nunca há de caber. E isso não reduz em nada a veracidade das Escrituras, nem tampouco diminui nossa fé! Muito pelo contrário, apenas atesta a simples realidade de um determinado contexto histórico, em que homens simples, como camponeses, pastores, profetas etc. sob a inspiração divina, trouxeram à luz este maravilhoso livro, a Bíblia. Isso é simplesmente maravilhoso! A Bíblia, não obstante ser a Palavra de Deus, não foi escrita pelas próprias mãos de Deus!. Contudo, seus santos desígnios foram revelados a esses homens que, apesar de rústicos e simples, temiam-no de mente e artérias. Não precisamos de muletas para nos defender das ardilosas artimanhas daqueles que, para justificar seus pecados e para continuar neles, vivem procurando “pêlo em ovo” ou “pulga em sapo”, a fim de menosprezar as verdades bíblicas. Quem vive espontaneamente nas trevas, jamais deseja o aparecimento da luz. A Bíblia, para tais pessoas, é uma “uma pedra no meio do caminho”. Ela condena seus pecados, daí eles lutarem de todas as formas para tirar dela a verdade. Mas isto é inútil. A Bíblia, mesmo com suas aparentes contradições, é verdadeiramente a Palavra viva de Deus.


CONCLUSÃO

Portanto, concluímos observando a forma como o nosso Deus trabalha pelo seu povo. O exército de Josué estava pronto para avançar. Eles estavam acampados cerca de 38 quilômetros de Gibeom. Mas, ao marcharem toda a noite, surpreenderam os cinco reis e seus exércitos cedinho na manhã seguinte.
O ataque-surpresa confundiu os exércitos cananeus. Os soldados tentaram fugir. Eles desceram pelo desfiladeiro de uma montanha, com os soldados israelitas atrás deles. Para ajudar os israelitas a lutar, Deus enviou uma tempestade de pedras gigantes para deter os soldados inimigos. Josué estava comandando seus soldadas do topo de uma montanha. Ele viu os soldados inimigos tentando se esconder nas montanhas. Quando Josué olhou para o céu, viu que o dia estava quase terminando. Como eles fariam os soldados inimigos saírem do esconderijo antes de anotecer? O que os israelitas precisavam era de um dia mais longo. Não importa o que você está precisando, se de uma libertação, cura, ou bens materiais, basta está disposto a obedecer a vontade de Deus e lutar contra o inimigo de forma que o mesmo não encontre brecha em nossas vidas, sendo assim podemos dar o grito de vitória. ALELUIA!
Josué sabia que Deus estava com ele e que o ajudaria a fazer o que Ele lhe pedira para fazer. Josué orou de onde os soldados israelitas podiam vê-lo.

Deus respondeu sim à oração de Josué. "O Sol ficou parado, e a Lua também parou." Josué 10: 13, BLH. O dia ficou tão longo quanto dois dias. Israel teve tempo para vencer a luta contra os cinco reis e seus exércitos.
Hoje de acordo com a ciência como já foi abordado acima sabemos que o Sol na realidade não está dando voltas ao redor da Terra. Apenas parece que é assim, mas na realidade é a Terra que está girando. O Sol ficou parado naquele dia mais longo? Entendemos também que Josué usou a linguagem ou conhecimento da época e até hoje muita das vezes nós também usamos a mesma linguagem, por exemplo: “o sol está sumindo, deixa eu ir logo”, “o sol está frio”, o sol está correndo hoje”, etc.
Não sabemos como Deus fez o dia ficar mais longo; talvez a Terra tenha parado. Mas não importa como Deus realizou o milagre que Josué pediu, aquele dia foi diferente de qualquer outra dia em toda a história do mundo!
Josué escolheu fazer o que Deus desejava que ele fizesse. Por isso, Deus realizou um grande milagre. A Bíblia nos diz que "nunca tinha havido e nunca mais houve um dia como esse, um dia em que o Deus Eterno obedeceu à voz de um homem. Isso aconteceu porque o Eterno combatia a favor de Israel". Então podemos cantar: “o Senhor pelejará por nós”, Josué 10:14, BLH.

Bibliografia


Biblia de Estudo Plenitude (ARC)
Aponta mentos do autor
Fontes Teológica
http://www.bradosweb.org/ebd/ebd_licao_1.1.09.html


Comentarista:


Pastor Josaphat Batista - Vice - Presidente da Assembléia de Deus em Camaçari - Bahia Bacharel em Telogia convalidado pelo MEC - Professor de teologia pela ESTEADEC (www.teologiaesteadec.com.br), pós-graduando Docência do Ensino Superior / Relator do conselho de ética do COMEC (conselho de Ministro em Camaçari- Ba / Conferencista – Seminarista – Escritor – Coord. Geral da EBD em Camaçari-Ba Assembleia de Deus – E - mail: prjosaphat@hotmail.com

0 comentários:

Amigos