Sejam Bem vindos ao blog do Pr. Josaphat Batista!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cuidando do Corpo com Moderação

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM CAMAÇARI – BAHIA AVENIDA RADIAL “A” Nº 413 CENTRO.
Pr. Presidente – Manuel Monteiro Trindade
Colaboração para o portal da Escola Bíblica Dominical
Coord. Pr. Josaphat Batista – Dc. Samuel Queirós



Lição 08

Tema: CUIDANDO DO CORPO COM MODERAÇÃO

O corpo humano é obra-prima de Deus, tem o homem o dever de glorificar a Deus e voluntariamente honrar ao Senhor em todas as suas atividades.


I – O CORPO É A PARTE MATERIAL E VISÍVEL DO HOMEM

A palavra “corpo” no Grego é “soma” e se refere ao conjunto de tecidos, músculos, órgãos e etc, que constitui a parte exterior do Homem onde o mesmo se relaciona com o mundo material e concreto. Na Bíblia o corpo representa a pessoa inteira (Gn 49:26; Pv 6:10) e também representa a vida (Dn 1:10; I Sm 28:2). Quanto a estrutura do corpo humano a Bíblia declara que Deus fez o homem do pó da terra (Gn 2:7), declaração essa que aparece nos estudos científicos quando a ciência afirma que o corpo humano é constituído de vários elementos químicos terrígenos. Tais elementos são enumerados como cálcio, carbono, cloro, flúor, hidrogênio, tintura de iodo, ferro, magnésio, manganês, nitrogênio, oxigênio, fósforo, potássio, silicone, sódio, súlfur. Junto eles não ultrapassam 6% de todo o corpo e o restante é composto de água, carbono e gases. A Bíblia afirma que o corpo humano “é da terra, terreno” (I Co 15:47-49). Essa é a parte material do ser humano que estamos estudando.

Dentre as ilustrações tipológicas da natureza material do corpo destacamos as seguintes:

1- Tabernáculo ou tenda (II Co 5:1; II Pe 1:13,14).

Esses textos referem-se ao corpo como algo provisório, assim como o tabernáculo o era para Israel, na sua peregrinação pelo deserto. Nosso corpo é o tabernáculo ou Santuário de Deus, que é o Cristão verdadeiro na sua responsabilidade de sal da terra e luz do mundo (Mt 5:13-16). Sabemos que o corpo é o invólucro da Alma e do Espírito que um dia dará lugar a um corpo espiritual, glorioso e incorruptível. Assim como o tabernáculo de Israel exigia cuidado para a sua manutenção e preservação, nosso corpo material requer certa atenção, zelo, manutenção e pureza.

2- Templo de Deus (I Co 6:19).

Nosso corpo deve ser o templo de Deus e para sua glória. A verdadeira mordomia do corpo implica reconhecer que o mesmo pertence a Deus, e deve ser conservado santo e agradável a Ele (Rm 12:1; I Co 6:20). Para os Gregos do século I, o corpo era de importância secundária; para eles o que importava mesmo era a alma. Com uma filosofia libertina sobre sexo e rodeados por prostitutas do templo, o assunto da fornicação estava destinado a aparecer. Paulo tinha ensinado a verdade da liberdade cristã, especialmente em relação à observância de determinados dias e à ingestão de certos alimentos. Entretanto, para que os Coríntios não apliquem de maneira errada essa liberdade fundamental de incluir sexo ilícito (como indicou o caso no capítulo 5), Paulo pressiona esse tópico. Aquela sociedade discutia como o estômago é designado para o alimento, os genitais são criados para experiência sexual; e, quando se está com fome, come-se, então, quando se está sexualmente excitado, gratifica-se a paixão sexual. Assim, essa ênfase era necessária. Se alguns estavam inclinados a satisfazer o desejo sexual com a mesma prontidão que podiam satisfazer o apetite por alimento, Paulo corrige um conceito tão errôneo. Ele mostra como a analogia é falsa, pois o nosso corpo é templo do Espírito Santo e, portanto, pertence a Cristo. ALELUIA!
A conduta imoral rebaixa o preço pago para redimir os pecadores e diminui a glória que os crentes fiéis devem levar a ele, que amou tão pura e poderosamente (Bíblia de Estudo Plenitude página 1180 e 1181- II Co 6:12-20).

3- Vaso de barro (Lm 4:2; II Co 4:7; II Tm 2:20,21).

Essa designação tem o objetivo de mostrar a fragilidade do nosso corpo e, também, destacar a importância e a utilidade desses vasos para a obra de Deus. O Salmista diz: “... sou como um vaso quebrado” Sl 31:12), veja as demais referências; (II Co 4:7; I Ts 4:4; I Pd 3:7). Portanto, a natureza material do homem procede do pó da terra como dissemos e o sopro Divino nas narinas do homem foi quem realizou tamanho milagre concedendo-lhe a vida física (corpo)e espiritual (alma e espírito).

II – A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE DO CORPO E DA ALMA

1- “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” ( 3 Jo 2).

Desejar boa saúde ao leitor no início de uma carta era um hábito comum em tempos antigos, mas a oração de João era sincera, e não assunto de convenção social. Como tal ela fornece uma garantia para a oração pelo bem-estar físico, material e espiritual dos outros; e fornece um modelo de intercessão. Sendo assim, as palavras de João a Gaio nesse texto nos faz entender que ele deseja que o seu irmão tenha saúde no corpo físico como o mesmo o tem saúde na sua alma. Tudo nos deixa claro a necessidade do homem está com a mente sã em um corpo também sadio, pois, o corpo só terá saúde se estiver em plena harmonia com o espírito e a alma. O equilíbrio entre a mente e o corpo é indispensável.

A medicina tem constatado que a maioria das doenças, entre 60 e 70 %, é causada por problemas emocionais como: (Ansiedade, mágoas, ódio, ira, ressentimentos, culpa, inferioridade, e etc.). Não se pode negar que o homem moderno passe por muitos conflitos (Rm 7:22) e precisa resolvê-los para que encontre o equilíbrio (II Co 4:16). O homem só consegue estabilizar-se quando dá lugar á paz espiritual concedida por Jesus Cristo o Príncipe da paz (Jo 14:27; Is 9:6) assunto esse abordado na lição passada.

2- Há inúmeras doenças que se originam das tensões emocionais.

Dentre elas destacam-se: úlceras, colite, perda de apetite, hipertensão; arteriosclerose, trombose, tensão pré-menstrual, impotência, frigidez, dores de cabeça, desatinos, diabetes, obesidade, etc, sem se falar de todas as doenças psicossomáticas.
O crente deve se precaver desses sentimentos como rancor, ódio, amargura, mágoa e outros da mesma natureza porque tais sentimentos causam tensão que pode levar a um desfecho fatal como infelizmente tem acontecido com muitos. A palavra de Deus adverte-nos: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7). O perdão é a condição indispensável para uma vida saudável (Cl 3:13). Porque não dizermos que sem perdão não há saúde na alma e nem no corpo (Mt 6:12,15; Sl 37:8; Pv 15:13; 17:22; 18:14).
O profeta Isaias já havia profetizado que o homem devido a sua desobediência ficou doente da planta dos pés a cabeça (Is 1:5) por isso é que Jesus fez questão de no seu ministério mostrar que a sua missão a esse mundo é dar ao homem vida e vida com abundância (Jo 10:10). Contudo, a sua promessa de vida e saúde abrange a alma, espírito e também o corpo. Foi para isto que Jesus veio a este mundo para que o mesmo aceitasse o plano Divino de saúde na pessoa do Dr. Jesus que para isto curou a muitos dos seus males espirituais e físicos (Mc 3:10).
Este plano Divino consiste em: obediência, retidão, e a observância dos mandamentos (Dt 7:11-15) “pílulas” espirituais estão à nossa disposição na farmácia de Deus, a Bíblia Sagrada. É só ler, meditar, absorver, guardá-la no coração e praticá-la (Sl 37:1-7; I Pe 5:7; Sl 121; Sl 91; Sl 23).GLÓRIA A DEUS!

III – CONSEQUÊNCIAS DO PECADO CONTRA O CORPO.

O pecado contra o corpo consiste na transgressão das leis que regem o funcionamento normal do corpo, bem como corrompê-lo pela prática do pecado (I Jo 3:4). O pecado manifesta-se no corpo através dos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Essas faculdades do corpo humano como já abordamos um pouco sobre elas na lição sobre o consumismo, são distinta uma das outras e exercem suas funções pelo comando da alma e do espírito. Os sentidos e instintos naturais da alma não são em si mesmo pecados, mas são influenciados pelo poder do pecado inerente à espécie humana. Agora cabe a todos nós Cristão em Cristo administrarmos essas faculdades do nosso corpo mediante a observância da palavra de Deus e assim teremos sempre a saúde desejada e quando esse corpo terreno se desfizer receberemos um corpo espiritual incorruptível e imortal (I Co 15:53,54).
O certo é, que os pecados contra o corpo trazem conseqüências negativas tanto para a pessoa que o pratica quanto para as outras que são levadas a cometer tais pecados. Sem falar nos filhos que são vítimas inocentes, herdando doenças e até deformações físicas pela imprudência dos pais.

1- (DST) Doenças Sexualmente Transmissíveis

São resultado de uma vida promíscua e sem respeito às leis Divina. Comprovadamente, essas doenças resultam de relações sexuais ilícitas. Só o pecado pode produzir esses males contra o corpo e contra a alma. O texto de I Co 6:12-20 exorta o crente a não expor seu corpo à prostituição por ser ele o templo do Espírito Santo.

2- Toxicomania.

É o uso de drogas narcóticas. A dependência das drogas está vinculada a impulsos psicológicos e emocionais, e provoca conflitos íntimos, dando origem a neuroses, além de males de toda espécie contra o usuário, sua família, as autoridades e a sociedade em geral. As drogas são agentes utilizados pelo Diabo para a destruição de vidas, principalmente de adolescentes e Jovens. Além da ação demoníaca, concorre para isso a curiosidade, imitação do grupo, aventura, mas, principalmente, o desajuste familiar. Por fim, droga é uma droga mesmo. No caso do cristão é bom atentar para os meios preventivos pautados na palavra de Deus tais como: o andar com Deus, o amor cristão entre pais e filhos, o diálogo, o bom relacionamento, o culto doméstico desde cedo como está escrito, “instrui o menino no caminho em que deve andar e, até quando envelhecer, não se desviará dele”, (Pv 22).

3- O perigo do fumo.

O fumo também é uma droga. No cigarro existem inúmeras substâncias prejudiciais ao organismo humano. Metais tóxicos, como cádmio, manganês, cromo, zinco, ao lado do alcatrão e da nicotina acabam matando os viciados. Pasmem todos em saber que o fumo mata mais do que muitas guerras; a cada 10 minutos, morre um brasileiro de câncer no pulmão, de enfisema pulmonar, ou de doença cardiovascular, por causa do fumo. A cada ano estima-se que morrem mais de cem mil pessoas, no Brasil, por causa desse vício, que é um suicídio lento. Mais de dois milhões e quinhentas mil pessoas morrem por ano, no mundo, vitimadas pela epidemia do maldito cigarro. (Mesmo com a advertência de uma das fábricas de cigarros que é a Souza Cruz, “fumar é prejudicial a saúde”, Mas continua fabricando como que diz: “salve-se quem puder”. Graças a Deus que o laço quebrou e nós escapamos (Sl 124:7) Ó Glória!
A Bíblia é enfática quando mostra que o vício é pecado e torna o indivíduo escravo levando-o a morte eterna. O fumo destrói o corpo que é o templo do Espírito Santo de Deus (I Co 3:17). Damos graças ao nosso Deus por inúmeras pessoas que aceitam a Cristo como Salvador de suas vidas e ficam liberta do vício e do fumo que agora são coisas da velha vida que ficam para trás (II Co 5:17). ALELUIA!

4- O Alcoolismo.

“Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice! E se demoram até à noite, até que o vinho os esquenta! Harpas, e alaúdes, e tamboris e pífaros, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das suas mãos” (Is 5:11,12). Aí, vemos um tipo de festa, no Antigo Testamento, semelhante ao que se passa nos jogos, nos bares, nos clubes, e shows mundanos, em que a bebida alcoólica é fator indispensável para sua motivação. Segundo o livro de Provérbios os que assim comportam-se são vítimas de sofrimento, pesar, violência, queixas, adultério, prostituição, linguagem perversa, desequilíbrio mental (“delirium tremens”), câimbras, vômito, derrame, hipertensão, que são apenas algumas das danosas conseqüências do alcoolismo (Ler Pv. 29.29,30,33-35). Grande parte dos acidentes de trânsito é provocado por motoristas alcoolizados; cerca de 80% das agressões têm na bebida sua motivação; a ausência ao trabalho por causa do vício causa enormes prejuízos.
No sermão escatológico de Jesus, Ele traz uma advertência dentro desse assunto proferindo uma parábola sobre a vigilância, condenou o servo infiel, comedor espancador, e beberão dizendo que sua parte seria com os infiéis (Lc 12.45,46). O apóstolo Paulo colocou no mesmo nível de condenação os bêbados, os devassos, os idólatras, os homossexuais, e os ladrões, os quais herdarão o reino de Deus (1 co 6.9,10). Ver Rm 13.13; Pe 4.3-5.
São muitas conseqüências do pecado que aparece na vida do homem e não há espaço suficiente aqui para mencionarmos todas as elas tais como: desequilíbrio na alimentação, falta de repouso correto e exagerados exercícios físicos. Falaremos de todos eles no tópico a seguir nos seus referidos aspectos.

IV – CUIDANDO DO CORPO

1- Alimentação saudável.

Não são poucas as pessoas que se estribam por não saber ou negligenciam o padrão correto quanto a alimentação. Infelizmente, isso inclui muito dos nossos irmãos em Jesus. Cuidam da alma, mas não zelam pelo o corpo. A correta e apropriada alimentação é indispensável para se manter o corpo são. Somos o templo do Espírito Santo (I Co 6:19) e, por isso, precisamos cuidar muito bem dele porque através dele glorificamos a Deus.

2- Repouso adequado.

É a Bíblia quem diz que Deus dá o sono (Sl 127:2; Pv 3:5). Muitas das vezes estamos a lamentar e não percebemos que estamos maltratando o nosso corpo, não levando em conta as horas necessárias de repouso à saúde e daí vem esgotamento físico, forte cansaço, stress e etc. Há casos também de vários adultos, crianças e adolescentes viciados em vídeo games que ficam neuróticos e até dementes por não dormirem ou repousarem o suficiente.
É bom lembrarmos que todo extremo é perigoso, pois, dormir demais, segundo a Bíblia é próprio dos preguiçosos (Pv 6:9,10,15); dormir menos do que necessário, é peculiar aos insensatos que não valorizam à saúde. Veja que Jesus aconselhou seus discípulos a fazerem pausa para o repouso (Mc 6:31).

3- Exercícios físicos.

Advertência Bíblica: “Examinai tudo. Retende o bem” (I Ts 5:21). Beneficiar-se dos exercícios físicos não é coisa só para os ímpios, mas, para os servos de Deus também. O Apóstolo Paulo escrevendo ao Jovem Timóteo diz que o exercício corporal é proveitoso embora seja pouco o seu proveito em relação a piedade, (I Tm 4:8) mas não diz que é errado o cristão exercitar-se visando a sua saúde física. Cuidar do corpo, caminhar, praticar ciclismo, natação ou outro tipo de atividade física, com orientação médica, só faz bem à saúde. Muitas doenças resultam de uma vida sedentária por isso devemos compreender que cuidando do nosso corpo não quer dizer que Deus não cuida de nós, simplesmente estamos fazendo a nossa parte ou o nosso dever.


CONCLUSÃO

A doença é resultante do pecado e, também, de nosso descuido com o corpo e com a mente como já frisamos. Precisamos cuidar da nossa saúde com oração, meditação da palavra de Deus, louvor, adoração e jejum que só fazem o bem à mente e ao corpo. Devemos fazer uso da boa alimentação, que traz benefícios ao corpo, e praticar exercícios físicos apropriados para cada idade.
Nosso corpo não é a realidade final de nosso ser. O seu movimento é proveniente do sopro (Pneuma) que recebemos do criador (Gn 2:7). Através dele, cabe-nos glorificar a Deus, pois não é instrumento de imundície, mas de santificação (I Co 6:18-20).
O corpo, por si mesmo, não peca. Seus membros não possuem poder algum sem a alma. Portanto, compete ao homem submeter-se à ação regeneradora do sacrifício de Cristo, para apresentar-se puro, primeiro perante Deus; depois, perante a sociedade.

Bibliografia

Bíblia Plenitude (ARC)
Biblia Vida Nova (ARA)
MENEZIES, W.W., HORTON,S.M. Doutrinas Bíblicas: os fundamentos da nossa fé. RJ: CPAD,2005.
SILVA, S. Pedro da. O homem: corpo, alma e espírito. 12. ed., RJ: CPAD,2004.







0 comentários:

Amigos